'Vozes de Mestre' - Concelho de Odemira recebe 1º Festival de Improviso no Alentejo

O concelho de Odemira recebe nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2022, o Festival de Improviso "Vozes de Mestre", que será o primeiro deste género no Alentejo, promovido pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso de São Martinho das Amoreiras.

Vários concertos e conversas sobre os cantares ao desafio fazem parte do programa, que será desenvolvido em São Teotónio (dia 21), São Martinho das Amoreiras (dia 22) e Amoreiras-Gare (dia 23), sempre com entradas gratuitas.

A organização conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, Município de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, Junta de Freguesia de São Teotónio, Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras.

O primeiro momento do festival acontece a 21 de outubro, a partir das 21.30 horas, na Sociedade Recreativa São Teotoniense, em São Teotónio, com a atuação dos Alunos de Viola Campaniça da Turma da Oficina de Daniel Luz e o concerto “Cantares ao Desafio” com as tradições do Minho, Açores, Madeira, Nordeste Brasileiro e Alentejo.

O segundo dia do Festival, no sábado, dia 22, decorrerá a partir das 14.30 horas, no Salão de Festas de São Martinho das Amoreiras, com a apresentação dos grupos e artistas convidados em representação da várias formas de Cantares ao Desafio das várias regiões e a mesa redonda dedicada ao tema “Como salvaguardar os Cantares ao Desafio?”, seguindo-se um momento de Canto ao Baldão. Pelas 21.30 horas, terá início a atuação dos alunos do Centro de Valorização da Vila Campaniça e o concerto “Cantares ao Desafio”.

No domingo, dia 23, será a vez de Amoreiras-Gare receber o Festival do Improviso, no Centro Social, com uma Mesa Redonda a partir das 14.30 horas, seguindo-se o Concerto “Vozes de Mestres”, com a participação dos vários aristas participantes.

Com este Festival de Improviso "Vozes de Mestre", a organização visa contribuir a salvaguarda destes cantares, enaltecendo e promovendo o Cante ao Despique e Baldão, duas modalidades de Cantares ao desafio que fazem parte das raízes culturais da região, a par da Viola Campaniça.

17 Outubro 2022