Município de Odemira celebra Dia Municipal da Igualdade

O Dia Municipal da Igualdade vai ser celebrado em Odemira no dia 30 de outubro, no Espaço CRIAR, pelas 15.00 horas, para promover a reflexão sobre a Igualdade de Género, num evento marcado pela entrega de prémios do Concurso Literário sobre Igualdade de Género “As Três Marias” e a inauguração da exposição “Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e Outras Lutas”, que contará com a presença da e da Secretária de Estado da Igualdade e das Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, e da Vereadora da Câmara Municipal de Odemira, Isabel Palma Raposo.

Para promover a reflexão sobre a Igualdade de Género e assinalar o 50º aniversário da obra “Novas Cartas Portuguesas”, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, o Município de Odemira lançou um concurso literário, premiando três obras inéditas no estilo literário Conto. As obras concorrentes foram apreciadas por um júri composto por elementos representantes da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e da ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo e serão agora atribuídos prémios no valor de 1000,00€ (1º lugar), 600,00€ (2º lugar) e 300,00€ (3º lugar).

Depois da cerimónia de entrega de prémios, será inaugurada a exposição itinerante do Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, com o tema “Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e Outras Lutas”, que estará patente ao público no espaço CRIAR, entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro. Nesta exposição procura-se compreender o papel da repressão, a importância da solidariedade e da vitória no processo literário e político que envolveu as Três Marias – Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, assim como o papel de inúmeras outras mulheres que lutaram pelos seus direitos, pela justiça social e pela Liberdade, desde os anos 30 até ao 25 de Abril.

Fotografia: As Três Marias – Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno – deixam o Tribunal da Boa Hora após a sentença que as absolveu da escrita das Novas Cartas Portuguesas. 25 de maio 1974. Cd25Abril – UC

26 Outubro 2022