Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Queijos do concelho de Odemira premiados no 13º Concurso Queijos de Portugal

Dois queijos de empresas do concelho de Odemira foram distinguidos na 13ª edição do Concurso Queijos de Portugal. O Queijo do Campo – Frederik Johannis Ampt (Herdade dos Nascedios, Longueira) recebeu o prémio de Melhor Queijo na categoria “Vaca Cura Prolongada” e o Caprino de Odemira – Lacticínios do SW, Lda recebeu a Menção Honrosa na categoria ”Queijo com Culturas de Superfície”.

A 13ª edição do Concurso Queijos de Portugal, realizada pela ANIL - Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, decorreu na cidade do porto, no dia 28 de outubro, e contou com um total de 182 queijos a concurso, de norte a sul do país e ilhas, resultando em 23 vencedores e 46 menções honrosas. Desde o curado, ao amanteigado ou o fresco, de vaca, ovelha ou mistura, cada empresa participante tinha a possibilidade apresentar um queijo nas 23 categorias, sendo que todas as categorias foram premiadas com um vencedor e duas menções honrosas. Este ano foi introduzida uma nova categoria no concurso, a de culturas de superfície, um queijo com crescente expressão no país.

A organização explica que “a competição decorreu em regime de prova cega, com jurados de diferentes proveniências, nomeadamente, representantes do setor queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e da gastronomia, da distribuição, representantes de empresas do setor industrial e comunicação social.”

Mais informação em: www.anilact.pt

04 Novembro 2022