Conferência em São Teotónio sobre “Propostas Locais para Desafios Globais: Habitação, Trabalho, Acolhimento e Integração”

“Propostas Locais para Desafios Globais: Habitação, Trabalho, Acolhimento e Integração” é o tema da conferência que o Município de Odemira irá promover, nos dias 24 e 25 de janeiro, na Sociedade Recreativa S. Teotoniense, em São Teotónio, com o objetivo de reunir entidades locais, regionais e nacionais e o meio académico, para discutir e reflectir sobre a estratégia para adaptação do território aos atuais desafios. A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, marcará presença na sessão de abertura. A Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, fará o encerramento da conferência.

A convidada para a conferência de abertura, a decorrer a partir das 14.30 horas, será Alina Esteves (Geógrafa e Professora Auxiliar na Universidade de Lisboa – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – IGOT). Seguir-se-á a reflexão e debate em torno do eixo “Habitação/Alojamento Digno”, com a participação de Sara Letras (Delegada de Saúde Pública de Odemira), Eduardo Quinta Nova (Vereador da Câmara Municipal de Sintra) e António Direito (Chefe de Divisão de Inovação e Coesão Social da Câmara de Municipal de Braga), com moderação de Pedro Ramos (Vereador da Câmara Municipal de Odemira).

No dia 25 de janeiro, a conferência de abertura contará com a convidada Mariana Évora, que apresentará a investigação sobre “Ricos e pobres no Sudoeste Alentejano: os efeitos da produção agrícola de frutos vermelhos e da imigração na freguesia de São Teotónio”. Durante a manhã será debatido o eixo “Trabalho Digno”, com a participação de Luís Mesquita Dias (Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos concelhos de Odemira e Aljezur), Filomena Diegues (Coordenadora do Gabinete Jurídico da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), Vasco Malta (Chefe de Missão da Organização Internacional das Migrações) e Raquel Policarpo (United Nations Global Compact Network Portugal), com moderação de Ricardo Cardoso, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira.

Para a tarde, pelas 14.30 horas, está agendada a conferência de Kamal Bhattarai (da NIALP - Associação Intercultural Lisboa) sobre “O acolhimento e integração de imigrantes. Para debater o eixo “Acolhimento e Integração” estarão presentes Clara Gonçalves Silva (Chefe de Divisão de Inovação Social do Município de Odemira), Dora Guerreiro (Presidente da Direção da Taipa, Crl) e Alcina Cerdeira (Vereadora da Câmara Municipal do Fundão), com moderação de Isabel Raposo, Vereadora da Câmara Municipal de Odemira.

No âmbito da intervenção da Comissão Local para a Interculturalidade, o Município de Odemira, em parceria com as entidades que compõem a Comissão, elaborou o documento “O Maior Desafio de Odemira” com o objetivo de discutir e definir a estratégia para o concelho em torno de três eixos fundamentais: Habitação/Alojamento Digno, Trabalho Digno e Acolhimento e Integração. É neste contexto de reflexão que se realiza a conferência.

:: PROGRAMA
23 Janeiro 2023