Município de Odemira define calendário de eventos desportivos

O Município de Odemira já definiu o calendário de eventos desportivos que serão realizados ao longo de 2023, a par dos programas municipais regulares e da competição federada, com o objetivo de divulgar com antecedência as atividades e promover a prática desportiva e estilos de vida saudáveis, com base no lema “Melhor Desporto, Melhor Saúde”.

Entre janeiro e dezembro serão realizados cerca de 40 eventos desportivos no concelho de Odemira, descentralizados em várias freguesias, promovidos pelo Município ou em parceria com clubes e entidades regionais, a par das competições regulares das modalidades federadas. Destaque para a realização de ações em parceria com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), numa estreita articulação entre Desporto e Saúde.

O Município de Odemira propõe à população diversas caminhadas (do programa Pegadas no Mira e caminhadas temáticas), a Taça Concelhia de BTT (com cinco provas), eventos de natação, atletismo, andebol, canoagem e pesca, bem como provas no âmbito do Desporto Escolar. A fechar o ano será realizada a Gala do Desporto, um momento de homenagem aos atletas, técnicos e dirigentes que se destacaram ao longo da época desportiva.

Além dos eventos, o Município promove programas regulares de incentivo à prática desportiva, com incidência em grupos ou faixas etárias específicas, nomeadamente Viver Mais, Viver melhor (Programa Integrado Municipal de Prevenção Primária na Pessoa com Obesidade e Risco Cardiovascular, em parceria com a ULSLA), Viver Ativo (Programa Municipal de Atividade Física Dirigida à População Sénior), Férias Desportivas (Promoção e Dinamização de Atividade de Verão para Crianças), Infância Ativa (Programa Municipal de Promoção da Atividade Física para Crianças no Pré-escolar) e a Escola Municipal de Atividades Aquáticas.

O Município de Odemira é responsável pela dinamização do Complexo Desportivo Municipal, que inclui a Piscina Municipal, Ginásio, Pavilhão Desportivo, Estádio (campo de futebol e pista de atletismo) e o Centro Municipal de Marcha e Corrida, infraestruturas que em 2022 registaram o total de mais de 45.000 entradas.

Odemira recebeu, em 2022, pelo 5º ano consecutivo, o galardão de Município Amigo do Desporto, uma distinção pública de boas práticas na intervenção dos municípios na área do desporto e atividade física. O Município de Odemira pertence à Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis, rede que pretende assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

:: CALENDÁRIO DE EVENTOS DESPORTIVOS 2023
25 Janeiro 2023