Secretária de Estado da Promoção da Saúde desloca-se a Odemira no âmbito da iniciativa “Saúde Aberta”

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, deslocou-se ontem, dia 27 de fevereiro, ao concelho de Odemira para uma visita ao Pólo de Saúde de São Teotónio, Centro de Saúde de Odemira e Pólo de Saúde de Vila Nova Milfontes, tendo sido recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro.

Esta visita insere-se no âmbito da iniciativa "Saúde Aberta", que visa conhecer os projetos em curso e identificar as necessidades das unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Neste contexto, a equipa do Ministério da Saúde, liderada pelo Ministro Manuel Pizarro, esteve ontem em todos os concelhos do Litoral Alentejano, para conhecer no terreno as suas necessidades.

A visita iniciou-se na freguesia de São Teotónio, com uma visita ao Pólo de Saúde, seguindo-se uma reunião de trabalho no Espaço ST com ULSLA - Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e a TAIPA , que teve como objetivo dar conhecer alguns dos projetos desenvolvidos na área da saúde e bem-estar, com destaque para o projeto CUIDAR +, CLDS 4G - Geração Ativa, Unidade Móvel de Saúde e o Serviço do Mediadores de apoio à comunidade estrangeira, como ponto fundamental para garantir o acesso aos serviços públicos. Para o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro,”é crucial manter-se o apoio a estes projetos na área da saúde, que na verdade não são só projetos, mas sim respostas. E, sendo respostas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, no seio da família e nas suas casas, devem ter um processo de continuidade sem sobressalto”.

Após a reunião, seguiu-se a visita até ao Centro de Saúde de Odemira, onde foi referia a necessidade de encontrar novos mecanismos para atrair mais profissionais para o território, não deixando os concursos que têm sido abertos com vagas por preencher. Foi ainda reiterada a necessidade de construção da nova urgência, com financiamento já garantido no PRR - Programa de Recuperação e Resiliência, para uma melhor resposta para os utentes.

O último ponto desta visita foi ao atual Pólo de Saúde de Vila Nova de Milfontes, onde foi transmitido pelo Vogal do Conselho de Administração da ULSLA, Dr. Pedro Ruas, que já se encontra em concurso a empreitada para a construção da nova extensão de saúde desta freguesia.

28 Fevereiro 2023