Município Apresenta Ciclo Justiça e Liberdade em Odemira

“Justiça e Liberdade” são o mote para um ciclo de atividades que o Município de Odemira apresenta, em parceria com Associação Cultural Ephemera e o Museu Nacional da Imprensa, com exposições e debates, inseridos nas comemorações “Abril em Odemira”, com o objetivo reforçar a importância da Democracia e da Liberdade de Expressão e recordar o que foi a Censura em Portugal.

A exposição de cartoons “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” vai estar patente ao público na Praça José Maria Lopes Falcão, em Odemira, entre os dias 14 de abril e 19 de maio. A exposição é composta por 30 desenhos integrantes da mostra do 15º Porto Cartoon, que são reflexões sobre os tempos difíceis e controversos que o mundo atravessa, na ótica de cartoonistas de diferentes países, numa iniciativa do Museu Nacional da Imprensa em parceria com o Município de Odemira.

Em simultâneo decorrerá a exposição “O que não se podia ler, Livros censurados no Arquivo Ephemera”, que estará patente ao público Espaço CRIAR, em Odemira, entre 14 de abril a 19 de maio. A exposição apresenta dezenas de livros censurados, existentes na Biblioteca/Arquivo Ephemera, de José Pacheco Pereira, das mais diversas naturezas e temas e que ilustram bem a extensão e profundidade da ação censória. São também mostrados diversos despachos da censura da extensa coleção da Ephemera, que permitem compreender os critérios, motivações e objetivos, bem mais vastos do que a limitação da atividade política, indo onde mais interessava ao Estado: à cabeça, ao modo de pensar e agir das pessoas comuns. A organização desta exposição é da responsabilidade da Associação Cultural Ephemera em parceria com o Município de Odemira.

No dia 19, no Cineteatro Camacho Costa, pelas 11.00 horas, foi promovido o debate “O que não se podia ler – Livros censurados no Arquivo Ephemera”, com a participação de Carlos Simões Nuno, da Associação Cultural Ephemera, e Ricardo Cardoso, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira. Esta iniciativa foi dirigida aos alunos do 9º ao 12º ano de escolaridade e ao público em geral.

No dia 18 de maio será organizado o debate “A ação da censura no tempo do fascismo”, com a presença de José Pacheco Pereira, da Associação Cultural Ephemera. Esta iniciativa decorrerá no Cineteatro Camacho Costa, pelas 11.00 horas, com entradas livres.

03 Maio 2023