Semana Aberta nas Freguesias do Litoral Norte

A 7ª edição da iniciativa Semana Aberta nas Freguesias foi dedicada à zona do Litoral Norte do concelho, no âmbito do programa de governação “Odemira 21_25”, que pretende promover uma gestão autárquica mais próxima e participada. Entre os dias 9 e 13 de outubro, o Executivo da Câmara Municipal visitou as Freguesias de Longueira/Almograve e Vila Nova de Milfontes, onde foi potenciada a participação cívica, com várias reuniões e encontros informais, sublinhado a importância do diálogo e de perceber no terreno quais as necessidades da população, com vista à resolução de processos que farão a diferença na vida das pessoas e dos territórios.

Constituindo importantes investimentos nestas freguesias, foram apresentados os projetos da Ciclovia que liga o Cruzamento do Almograve ao Almograve (obra no valor de 730 mil euros que deverá estar concluída até ao final do ano) e da nova Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes (cuja empreitada está em concurso e representa um investimento de mais de um milhão de euros pela Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano).

Os investimentos na Educação estiveram na agenda, sendo apresentado o projeto para a construção do Centro Escolar do Almograve, que englobará Jardim de Infância e Escola Básica do 1º Ciclo, num investimento municipal que ascenderá a 2,3 milhões de euros. Destaque para a inauguração da obra de requalificação do espaço exterior da EB 1 de Brunheiras, no valor de 160 mil euros, que criou zona coberta, zona lúdica, campo de jogos e área para atividades de jardinagem. Foi ainda promovida uma reunião do executivo municipal com a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes e Junta de Freguesia, para perceber expetativas e discutir projetos futuros.

Os equipamentos desportivos também foram alvo de atenção, com vista à promoção da qualidade de vida nas Freguesias. Foi promovida uma visita ao campo de futebol da Longueira, cuja relocalização o Município está a estruturar, após reunião com o clube e o proprietário do terreno. Em Vila Nova de Milfontes foi visitado o local do futuro Complexo Desportivo da freguesia e a obra de qualificação e ampliação do Pavilhão Gimnodesportivo Raúl Vicente, nos Alagoachos.

Na freguesia de Longueira /Almograve, o Executivo Municipal reuniu com os proprietários integrados no Plano de Pormenor da Zona de Expansão I do Almograve, com o objetivo de aferir a capacidade e disponibilidade para avançar com a execução das infraestruturas para o efeito, e com a população do Cruzamento do Almograve, para discussão sobre os próximos passos para registo e aquisição dos lotes.

Na Freguesia de Vila Nova de Milfontes foi visitada a obra do novo Quiosque do Jardim do Pinhal do Moinho (que contemplará cafeteria, sanitários e bilheteira da Rede Expressos), e foram promovidos encontros com as populações da Ribeira da Azenha e da zona norte das Brunheiras (Aldeia Bogaga), com incidência nas necessidades de beneficiações naquele território. Foram promovidas reuniões para discussão da proposta de ocupação do espaço público na freguesia e sobre a Unidade de Execução do Plano de Urbanização da Área de Fracionamento Ilegal da Propriedade Rústica de Vila Nova de Milfontes (AFIPR). O programa incluiu ainda uma visita ao empreendimento turístico “Três Marias”, perto da Ribeira da Azenha.

Tal como em anteriores edições da Semana Aberta e com o objetivo de efetivar a descentralização da ação autárquica, foram promovidos atendimentos ao público, pelo Presidente e Vereadores, na sede da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes e no Colégio Nossa Senhora da Graça, e realizada uma reunião da Câmara Municipal, na Pousada da Juventude do Almograve. A Presidente da Assembleia Municipal de Odemira, Ana Aleixo, e os Dirigentes da Câmara Municipal acompanharam o executivo na visita às duas Freguesias.

Paralelamente, foi realizado um conjunto de reuniões setoriais com os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, empresários e entidades do concelho, no âmbito da nova Estratégia Municipal Odemira Integra, sendo estas sessões de reflexão e diagnóstico dinamizadas por Rui Marques, do Instituto Padre António Vieira (IPAV).

A concluir a Semana Aberta, o Executivo Municipal reuniu com os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho para balanço da atividade autárquica. O Jardim Público de Vila Nova de Milfontes recebeu um momento cultural aberto à população, com a atuação de Fil Costa.

16 Outubro 2023