Novos abrigos para colónias de gatos de rua
O Município de Odemira criou novos abrigos para colónias de gatos de rua, tendo colocado as primeiras duas casinhas em Odemira e Almograve. Está prevista a criação de outras zonas para abrigos de gatos, em espaços públicos do concelho onde também existem colónias, no âmbito de um conjunto de medidas para controlar estas situações de felinos errantes.
Sendo a esterilização a única forma de prevenção, definida na lei, o Município de Odemira implementou o Programa CED (Captura – Esterilização – Devolução), através do Serviço Veterinário do Centro de Recolha Oficial e com a colaboração das associações de proteção animal com sede no concelho (Associação Milpatas e Associação Quinta do Porto Sobreiro). No âmbito deste programa, o Município assume a esterilização dos felinos errantes integrados em colónias, bem como dos animais adotados através das referidas Associações. Desde 2018 foram esterilizados 1859 felinos. Embora não evite definitivamente o aumento do número de animais errantes, a ação de esterilização tem vindo a evidenciar melhorias em vários pontos do concelho.
A existência de colónias de gatos de rua, num determinado local, pressupõe sempre uma fonte de alimento regular, que pode ser intencional (por ação de cidadãos a título particular ou no âmbito de associações de defesa animal, que assumem a alimentação de animais de rua) ou não intencional (em situações diversas, como por exemplo, a deposição de resíduos sólidos urbanos mal acondicionados e de contentores abertos). Estas situações devem ser consideradas de forma a controlar e evitar a criação de novas colónias de felinos em locais indesejados e impróprios.
Aos cidadãos que alimentam os animais na rua, solicitamos que seja colocada apenas ração seca e que não sejam deixados restos de comida, sendo importante manter os espaços limpos.
O apoio das associações e da população é importante para o controlo das colónias de gatos errantes.