Participação Pública – Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos de Sólidos Urbanos (PAPERSU)

O Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) determina que os planos municipais, intermunicipais e multimunicipais de ação (PAPERSU) sejam elaborados pelas entidades gestoras dos sistemas em articulação com o plano de gestão de resíduos a nível nacional (PERSU 2030) com vista a concretizar as ações a desenvolver no sentido do cumprimento da estratégia nacional para a respetiva área geográfica.

A AMBILITAL e o Município de Odemira estão a desenvolver os seus PAPERSUs, sendo que as estratégias devem ser devidamente alinhadas entre si, por forma a identificar de forma clara o caminho para o cumprimento das metas.

As metas são muito exigentes, face ao ponto de partida em que Portugal se encontra hoje. Para o horizonte de 2030, na área geográfica da AMBILITAL, a meta para a Recolha Seletiva de papel, embalagens e vidro é de 90% e a Recolha de Biorresíduos é de 57%, até 2035 a quantidade de resíduos urbanos depositados em aterro não poderá ultrapassar os 10% da totalidade dos resíduos urbanos.

O PAPERSU de Odemira, com um horizonte temporal até 2030, pretende identificar e definir os projetos e iniciativas que serão implementados no concelho de Odemira e que potenciam a correta separação e valorização dos seus resíduos.

Se tem uma ideia de projeto para melhorar a gestão de resíduos, envie os seus contributos até dia 1 de março de 2024 através de questionário (anónimo) online em www.cm-odemira.pt/p/papersu2030

02 Fevereiro 2024