Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Município de Odemira adere ao Laboratório de Inovação Social do Alentejo

O Município de Odemira formalizou a sua adesão ao Laboratório de Inovação Social do Alentejo (LISA), no âmbito da conferência “Inovação Social: Um Desafio Emergente”, que decorreu no Instituto Politécnico de Portalegre nos dias 30 e 31 de janeiro. O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro.

Ao longo de dois dias, a conferência debateu os desafios sociais do Alentejo e foi lugar para a partilha de experiências e boas práticas de dimensão local, nacional e internacional a ser implementadas nesta matéria, com o objetivo de resolver questões estruturais para a região, discutindo temas como o envelhecimento da população, a promoção do sucesso escolar e a integração de imigrantes e refugiados.

A iniciativa pública do Laboratório de Inovação Social do Alentejo ficou marcada pela assinatura do protocolo de adesão da Câmara Municipal de Odemira, que se associou às entidades fundadoras: o Politécnico de Portalegre, o Instituto Padre António Vieira (IPAV), a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

O Município de Odemira desempenha no território do Alentejo um papel de importância na área da inovação social, participando em diversas dinâmicas e projetos com relevo territorial, pressupondo por isso a sua adesão ao Laboratório de Inovação Social do Alentejo um particular contributo, com destaque na temática das migrações. O LISA tem como objetivo servir o Alentejo com dinâmicas de experimentação, aprendizagem, partilha de conhecimento, soluções inovadoras e boas práticas de inovação social que permitam dar respostas para os problemas mais complexos e relevantes da região.

05 Fevereiro 2024