Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Jornadas Escolares mobilizam alunos em Colos

O Município de Odemira vai promover as Jornadas Escolares, entre os dias 18 e 21 de março, na Escola Básica Aviador Brito Paes, na Freguesia de Colos. A iniciativa é promovida pelo Município de Odemira, no âmbito do programa ODETE – Odemira Território Educativo, e irá reunir cerca de mil alunos das várias escolas do concelho em diversos desafios e atividades.

Ao longo dos quatro dias serão dinamizadas atividades culturais e desportivas, oficinas, ações de sensibilização, entre muitas outras atividades dirigidas aos vários níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário e profissional. Durante as Jornadas estará patente um mapa mundo, onde todos os alunos dos diversos agrupamentos de escolas poderão registar o seu país de origem, e será pintado um mural em celebração do centenário da viagem aérea entre Portugal e Macau.

Na edição de 2024 das Jornadas Escolares, destaque para a Assembleia Municipal Jovem, realizada no âmbito de uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Odemira, no dia 21 de março. Com o objetivo de incentivar a participação cívica e promover a construção de uma cidadania mais ativa, os alunos do 3º ciclo e ensino secundário poderão colocar questões ou apresentar recomendações aos deputados municipais.

As Jornadas Escolas serão ainda palco para a dinamização de um Fórum do Território, dirigido às crianças do 3º e 4º ano de escolaridade. A iniciativa do Município de Odemira, enquanto espaço de participação cívica e reflexão para a co-construção, é adaptada ao contexto escolar com o objetivo de promover o debate e a reflexão dos alunos sobre várias temáticas relacionadas com o território. Após uma sessão de trabalho, os alunos são convidados a apresentar as suas conclusões aos órgãos autárquicos.

Enquanto membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, o Município de Odemira procura proporcionar experiências de ensino fora do contexto escolar, no sentido de inspirar a identidade cultural e sentimento de pertença ao território.

14 Março 2024