Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Jovens odemirenses premiadas em concurso de ciência em Itália

Três jovens de Odemira receberam a medalha de prata no maior concurso de ciência em Itália – I Giovani e le Scienze, promovido pela Federazione delle Associazioni Scientifiche e Tecniche (FAST). Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves representaram Portugal nesta competição de ciência com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno.

O projeto cientifico apresentado pelas jovens, enquanto alunas do Agrupamento de Escolas de Odemira orientadas pela professora Paula Canha, já tinha sio premiado em 2023 no Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores, organizado pela Fundação da Juventude, que compreendia a participação no concurso italiano.

O estudo testa algumas alternativas ecologicamente corretas para solucionar a acumulação de resíduos plásticos nas estufas do concelho de Odemira, como a biodegradação através de fungos, em vez do descarte tradicional.

A edição de 2024 deste concurso italiano para jovens cientistas decorreu em Milão, entre os dias 16 e 18 de março, e recebeu 35 projetos científicos de Portugal, Itália, Bélgica, Brasil, México, Luxemburgo, Espanha, Taiwan, Turquia e Tunísia.

19 Março 2024