Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Comemorações do Centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau

O Município de Odemira, a Força Aérea Portuguesa e a Universidade do Porto associam-se para assinalar a comemoração do centenário da primeira viagem aérea Portugal – Macau (1924-2024), levada a cabo por Brito Paes, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia, concretizando um feito pioneiro e emblemático na aviação internacional. A Sessão Oficial de Abertura das Comemorações decorreu no dia 7 de abril, no Museu do Ar, em Sintra.

O programa das comemorações prolonga-se até setembro de 2024 e é organizado em parceria com várias entidades nacionais e internacionais, culminando no concelho de Odemira, território de origem do Comandante Brito Paes, onde foi iniciada a viagem aérea em 1924.

Para além da apresentação do Programa Oficial das Comemorações do Centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau, a sessão do dia 7 de abril integrou uma conferência de enquadramento histórico, por Lourenço Henriques-Mateus (Direção Histórico-Cultural da Força Aérea) e a apresentação do livro “De Portugal a Macau - A Viagem do Pátria”, de Sarmento de Beires, numa edição bilingue português/mandarim de Isabel Morujão e Rita Pina Brito, pela coordenadora científica das Comemorações, Professora Isabel Morujão (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – CITCEM/FLUP).

No âmbito da iniciativa, foi ainda inaugurada a exposição itinerante “Portugal na aventura de voar. Centenário da Viagem aérea de Portugal a Macau (1924-2024)”, seguindo-se visita guiada ao Museu do Ar e à Sala dos Pioneiros.

O momento terminou com a apresentação e degustação de uma edição especial de vinho branco Encosta das Fornalhas, comemorativa do centenário da viagem, produzido pela Adega dos Nascedios, no concelho de Odemira. Paralelamente, foi oferecido um Postal Completo de Correios, alusivo ao Centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau, de iniciativa dos CTT Correios de Portugal.

Mais informação aqui

03 Abril 2024