Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Centenário da primeira viagem aérea Portugal – Macau assinalado pela Companhia Aérea Beijing Capital Airlines

O Município de Odemira marcou presença no evento de celebração dos 100 anos de voos diretos entre Portugal-China, que decorreu no dia 2 de abril no Aeroporto de Lisboa. O Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, esteve presente para testemunhar o momento da história da aviação civil, numa iniciativa organizada pelo Aeroporto de Lisboa, Turismo de Portugal, Airbus e a Beijing Capital Airlines.

No dia 2 de abril de 1924, os aviadores portugueses Sarmento de Beires e Brito Pais voaram de Portugal para a China, fazendo um dos primeiros voos intercontinentais na história da humanidade. A Beijing Capital Airlines, atualmente a única companhia a operar voos diretos entre os dois países, assinalou este marco histórico ao anunciar que vai aumentar a frequência de voos de Lisboa para a China, passando a disponibilizar quatro ligações aéreas por semana.

A cerimónia contou com a participação da diretora da Beijing Capital Airlines em Portugal, Coral Chen, da diretora do Aeroporto Humberto Delgado na ANA - Aeroportos de Portugal, Sandra Ferreira, CEO da ANA Aeroportos de Portugal, Thierry Ligonniére, Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, e da vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro.

Em 2024, o Município de Odemira associa-se à Força Aérea Portuguesa e à Universidade do Porto para assinalar a comemoração do centenário da primeira viagem aérea Portugal – Macau, com a promoção de um programa de comemorações que se prolonga até setembro. Organizado em parceria com várias entidades nacionais e internacionais, culmina no concelho de Odemira, território de origem do Comandante Brito Paes, onde foi iniciada a viagem aérea em 1924.

04 Abril 2024