Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Município estabelece protocolo com Associação para a Educação digital e ambiental

O Município de Odemira, a Associação Buinho e os Agrupamentos de Escolas de Colos e de Sabóia celebraram um acordo de cooperação, consolidando as relações de parceria existentes e alargando-as para o desenvolvimento de competências digitais, criativas e ambientais em atividades educativas.

O Município de Odemira assume a Educação como um pilar fundamental, apoiando atividades que promovem a qualidade de ensino e o sucesso escolar. O protocolo de colaboração tem como objetivo, mediante um apoio financeiro atribuído pela autarquia à associação Buinho, assegurar uma resposta às necessidades educativas de alunos e docentes, através do reforço de atividades que promovem a qualidade de ensino e o sucesso escolar.

Compete à Buinho reforçar e alargar as capacidades tecnológicas dos futuros Laboratórios de Educação Digital (Makerspace) dos Agrupamentos de Escolas de Colos e Sabóia, enquanto espaços de produção criativa, e interligar a educação digital à educação ambiental através de projetos inovadores como Robótica com lixo eletrónico, Toy Hacking, Bio

Hacking, Precious Plastic e Repair Café Escolar.

No âmbito do protocolo estabelecido entre as entidades, serão igualmente promovidas ações de capacitação da comunidade escolar e a interligação com o programa de residências criativas coordenado pela Buinho, com a visita de artistas ao território para desenvolvimento de projetos.

A Buinho é uma associação sem fins lucrativos que colabora desde 2020 com os Agrupamentos de Escolas de Colos e de Sabóia. Com experiência de desenvolvimento de competências digitais, criativas e ambientais junto da comunidade escolar na região, gere o único laboratório de fabricação digital da região do Baixo Alentejo, com especial ênfase na promoção da economia criativa e educação digital.

16 Abril 2024