Município de Odemira em destaque no Encontro Nacional dos Caçadores Portugueses

O Município de Odemira participou no XXX Encontro Nacional dos Caçadores Portugueses, afirmando o seu papel na área do Sector Cinegético. O encontro com o tema “A Caça e o Poder Local” decorreu no dia 12 de maio, no Centro Nacional de Exposições de Santarém, numa organização da FENCAÇA – Federação Portuguesa de Caça.

O evento decorreu no âmbito da Expocaça – Feira Internacional da Caça e das Armas e reuniu caçadores e agentes da atividade cinegética para discutir questões da atividade, numa partilha de experiências e conhecimentos.

A convite da FENCAÇA, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Ricardo Cardoso, marcou presença para apresentar a estratégia adotada pelo município para o setor da caça, numa política de valorização, promoção e apoio à atividade cinegética, reforçando a sua importância para o território.

Para potenciar a atividade no setor, o Município de Odemira dispõe de um Gabinete Cinegético, para valorização de produtos, prestação de apoio técnico às entidades gestoras, promoção de ações de formação, colóquios e conferências e gestão do Regulamento Municipal de Apoio à Atividade Cinegética. Este regulamento procura promover a exploração sustentável dos recursos cinegéticos presentes nas Zonas de Caça do concelho de Odemira, contribui para a conservação do meio ambiente e a gestão sustentável dos recursos cinegéticos.

O painel de oradores do Encontro Nacional dos Caçadores Portugueses contou ainda com a presença do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, Presidente e Vice-Presidentes da FENCAÇA – Federação Portuguesa de Caça, representantes de municípios e entidades nacionais relevantes para o setor.

13 Maio 2024