Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Odemira com 11 praias Bandeira Azul e 8 Qualidade de Ouro

Em 2024, o concelho de Odemira conta com onze praias com Bandeira Azul e oito praias com a bandeira Qualidade de Ouro, prova da qualidade das praias e do trabalho desenvolvido para melhoria dos espaços balneares.

O símbolo de qualidade e excelência atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa será este ano hasteado nas praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Alteirinhos, Carvalhal e na praia fluvial de Santa Clara. Além da qualidade das águas, a Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias que cumprem um conjunto de critérios nas áreas de Informação e Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Equipamentos, Segurança e Serviços.

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu em 2024 o Galardão Qualidade de Ouro às praias do Malhão, Franquia, Farol, Furnas, Almograve, Alteirinhos, Carvalhal e Santa Clara. O prémio distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Para Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, esta distinção “É um orgulho” e representa “a resposta ao trabalho que tem vindo a ser feito, de uma forma sustentável, para a melhoria da qualidade das praias, que permite que exista um número de anos com análises positivas do ponto de vista da qualidade da água e da areia, o que nos permite ter de facto mais uma praia este ano distinguida com a Bandeira de Ouro, a praia do Carvalhal, facto que saudamos. É fruto de forte trabalho desenvolvido pelos nossos serviços, concessionários e Juntas de Freguesia, para termos uma oferta de qualidade nas nossas praias.”

O autarca lamenta o facto de a Bandeira Azul não ser hasteada na praia de Zambujeira do Mar e sublinha que “a nossa forte vontade de recuperar a Bandeira Azul da praia da Zambujeira do Mar. Esta é uma Praia Maravilha, considerada uma das mais bonitas de Portugal e continuará a sê-lo, independentemente de, nos últimos anos, termos tido análises irregulares naquela praia, uma vezes por uma razão outras vezes por outra.” Hélder Guerreiro realça a “vontade firme de resolver de forma estrutural todas as questões que a praia da Zambujeira do Mar tem apresentado ao longo dos anos, de maneira a voltar a ter Bandeira Azul e que, de futuro, a Zambujeira seja também praia Bandeira de Ouro.”

Em 2024, a época balnear no concelho de Odemira decorrerá entre os dias 1 de junho e 30 de setembro.

16 Maio 2024