Centenário da primeira viagem aérea Portugal-Macau celebrado na Universidade do Porto

O Município de Odemira marcou presença no programa de atividades em celebração da primeira viagem aérea de Portugal a Macau, promovido pela Universidade do Porto no dia 15 de maio.

As celebrações tiveram início na Casa Comum, com a inauguração da mostra “Portugal na aventura de voar”, que reúne, entre outros objetos, a hélice do “Pátria”, alguns troféus e vários painéis com texto e fotografias da época que contextualizam a história deste feito pioneiro da aviação nacional.

O programa de atividades ficou ainda marcado por um concerto com a Banda da Força Aérea e por um painel de conferências, que contou com a participação de Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Isabel Morujão, Armando Malheiro da Silva e Paulo Lage, da Universidade do Porto, Carlos Mouta Raposo, Diretor do Museu do Ar, e Cátia Miriam Costa, do Instituto Universitário de Lisboa.

Em 2024, o Município de Odemira associa-se à Força Aérea Portuguesa e à Universidade do Porto para assinalar a comemoração desta efeméride, com a promoção de um programa de comemorações que se prolonga até setembro e culmina no concelho de Odemira.

16 Maio 2024