Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Laboratório de Intervenção Territorial “Odemira: Da paisagem à sonoridade”

O Laboratório de Intervenção Territorial “Odemira: Da paisagem à sonoridade”, promovido pela Direção-Geral das Artes, através do Programa Nacional Saber Fazer, Município de Odemira e CACO - Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, terá lugar entre 31 de maio e 30 de junho, no concelho de Odemira.

Este Laboratório, integrado no Fórum Artes e Ofícios: Transmitir o Fazer, tem por objetivo dar a conhecer duas grandes áreas de produção artesanal que marcam a região: a construção da Viola Campaniça e a produção de peças artesanais com fibras vegetais silvestres, com especial destaque para o esparto.

A iniciativa inclui a segunda itinerância da exposição “Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber-fazer ancestral”, que integra peças produzidas em Odemira, patente ao público na Biblioteca Municipal José Saramago e Espaço Criar até dia 30 de junho. A inauguração da mostra decorreu no dia 1 de junho, com a presença do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, e do vereador da Câmara Municipal, Ricardo Cardoso.

Ao longo do mês de junho serão dinamizadas visitas guiadas à exposição, mediante marcação, bem como visitas ao Centro CVVCCI - Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, em São Martinho das Amoreiras. No dia 30, o Quintal da Música recebe uma conversa informal em torno da Viola Campaniça, momento de lançamento da Rota da Viola de Arame e apresentação do Livro, seguido por momento musical.

No âmbito do Laboratório de Intervenção Territorial, serão ainda promovidas oficinas de experimentação nos agrupamentos de escolas de Sabóia e Vila Nova de Milfontes, dedicadas ao esparto e à viola campaniça, em parceria com o Plano Nacional das Artes, e oficinas abertas ao público interessado nas duas práticas artesanais.

A iniciativa do Programa Nacional Saber Fazer configura uma proposta de dinamização local das práticas artesanais com maior expressão regional, através do encontro, da cocriação, interdisciplinaridade e experimentação. Os Laboratórios de Intervenção Territorial promovem um diálogo entre diferentes interlocutores de diversas áreas, tendo como preocupação dar voz aos profissionais que se encontram no centro do conhecimento técnico, produção, distribuição e comercialização dos produtos que desenvolvem nas atividades em destaque.

Mais informação e programa aqui

24 Maio 2024