Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Jovens Cientistas Odemirenses premiadas em Mostra Nacional de Ciência

O Agrupamento de Escolas de Odemira voltou a estar em destaque no Concurso Nacional de Jovens Cientistas, que decorreu no âmbito da Mostra Nacional de Ciência, na cidade do Porto, entre os dias 23 e 25 de maio. Quatro jovens cientistas odemirenses apresentaram dois projetos na área da Biologia no evento que contou com a participação de mais de 300 alunos e 60 professores, representando 107 projetos.

Carolina Cabecinha e Denise Manuel, alunas do 10º ano do Agrupamento de Escola de Odemira, conquistaram o Prémio Universidade Júnior com um projeto que estudou a evolução da alimentação da lontra-europeia nos últimos 30 anos. Já as jovens Érica Reis e Joana Martins, alunas do 12º ano, receberam uma Menção Honrosa e conseguiram a participação na Mostra Internacional de Ciência do próximo ano, em França. As alunas apresentaram um projeto de investigação em entomologia forense, uma área da Biologia que estuda a sucessão de insetos num cadáver, gerando dados úteis em investigação criminal. As quatro alunas odemirenses ganharam ainda um prémio Porto Editora.

A Mostra de Ciência é um evento organizado pela Fundação da Juventude e a Agência Ciência Viva, onde são reunidos anualmente os melhores projetos que vão desde as ciências exatas às ciências sociais, passando pelas engenharias e biotecnologia, selecionados a partir do Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores. Além do concurso, durante os três dias do evento, também foram promovidas conferências e debates sobre vários temas, atividades e workshops para os participantes.

A par da Mostra Nacional de Ciência, entre os dias 22 e 25 de maio, as jovens Odemirenses Beatriz Alves a Maria Rita Costa representaram Portugal na Feira de Ciência “Zientzia Azoka”, em Bilbao, uma das maiores e conceituadas Feiras de Ciência a nível europeu. As aulas apresentaram o projeto “A acácia-de-espigas tem um inimigo natural em Portugal?”, distinguido no Concurso Nacional de Jovens Cientistas de 2023.

Érica e Joana-2

Beatriz e Maria Rira BILBAO-2

28 Maio 2024