Fórum da Juventude em Odemira - Dois dias de debates, animação, música e campismo

27 Junho 2014
A Zona Ribeirinha de Odemira receberá entre hoje e amanhã, dias 27 e 28 de junho, o Fórum da Juventude, um espaço para discussão, participação cívica, desporto, animação, música e campismo, com entradas gratuitas. Nota para a presença de deputados da Assembleia da República num encontro com os jovens odemirenses, para falar sobre “Os jovens e a participação política”. O humorista Nilton falará sobre “Ser jovem hoje”.
Numa iniciativa do Município de Odemira, pretende-se envolver os jovens do concelho num evento que marca o início de várias ações e projetos dedicados à juventude, que vão desde um programa de apoio a empresas jovens e ao primeiro emprego, apoio à reabilitação urbana e ao arrendamento, formação e estágios, Cartão Jovem Municipal, criação de um Centro de Investigação e Inovação e os Provedores Municipais Jovens, assente numa política de comunicação dinâmica e interativa.

Hoje, depois da sessão inaugural, pelas 18.00 horas, será realizado o primeiro painel com o tema “Jovens odemirenses pelo país e pelo mundo”, com vários testemunhos de jovens do concelho que estão a construir carreiras profissionais de sucesso. Para as 21.00 horas estão agendados vários workshops: cinema, percussão, DJ e pintura mural, que serão repetidos no dia seguinte, pelas 14.00 horas. A noite de sexta encerra com a atuação do DJ Ligth House.

Amanhã, sábado, às 12.00 horas, o 2º painel será dedicado ao tema “Ser Jovem em Odemira”, com a participação dos Provedores Municipais Jovens e do Conselho Municipal de Juventude. Pelas 16.00 horas, o 3º painel de debate será subordinado ao tema “Os Jovens e a participação”, com a participação do Observatório Permanente da Juventude, Federação Nacional das Associações Juvenis e do Instituto Português do Desporto e da Juventude. “Os jovens e a participação política” é o tema do 4º painel, que contará com a participação de representantes dos Grupos Parlamentares da Assembleia de República, do executivo da Câmara Municipal e de deputados da Assembleia Municipal de Odemira.

No dia 28, destaque ainda para a participação do humorista Nilton (19.00 horas) no painel “Ser jovem hoje” e, para encerrar, a atuação dos DJ´s Ninja Kore.

As entradas são livres e haverá campismo gratuito junto ao recinto das atividades, na Zona Ribeirinha de Odemira.

Forum da Juventude - Programa