FACECO promove debate sobre a valorização dos produtos do mar

14 Julho 2014
Está agendada para os dias 18 de julho, pelas 14.00 horas, em S. Teotónio, no âmbito da 23ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, um colóquio dedicado ao tema “Produtos do Mar, Distintos e Insubstituíveis”, com o objetivo de divulgar e discutir as estratégias valorização dos produtos do mar.
Esta iniciativa decorre da concretização da estratégia municipal para a valorização dos produtos do concelho de Odemira com maior tipicidade e potencialidades económicas, onde os produtos do mar têm particular relevância, nomeadamente o polvo e os percebes.

Pretende-se também apresentar aos empresários do concelho a Associação QUALIFICA – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses e o trabalho que desenvolve na qualificação dos produtos locais, bem como divulgar o divulgar o Cabaz do Mar, recentemente criado no litoral de Odemira e que leva peixe fresco diretamente ao consumidor.

O colóquio contará com a apresentação do tema “ Potencial de valorização do polvo do Sudoeste”, por Ana Soeiro (QUALIFICA – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses), apresentação do projeto “O Cabaz do Mar”, por Telma Guerreiro (TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira) e apresentação do Projeto “Alentejo Bom Gosto”, por João Cavaleiro Ferreira (Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo).

A moderação estará a cargo de Ricardo Cardoso, Vereador da Câmara Municipal de Odemira.

A FACECO 2014 é dedicada ao tema “Produtos Locais”, no âmbito do Ano Internacional da Agricultura Familiar. O certame é promovido pelo Município de Odemira, em parceria com a ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral, Caixa de Crédito Agrícola de S. Teotónio, ASHA – Associação de Horticultores do Sudoeste Alentejano, MLA – Matadouro do Litoral Alentejano e Junta de Freguesia de S. Teotónio, com o patrocínio da Sagres, Olá, Provimi e Camposol.

Programa FACECO 2014