6.º Festival do Achigã em Santa Clara-a-Velha

21 Agosto 2014
Nos dias 13 e 14 de setembro, a aldeia de Santa Clara-a-Velha, no interior odemirense, recebe o 6º Festival do Achigã, com gastronomia, animação desportiva, animação infantil e espetáculos musicais, numa iniciativa conjunta entre a Associação “Os Amigos de Santa Clara” e a Junta de Freguesia de Santa Clara-a-Velha.
O objetivo do Festival é divulgar a região de Santa Clara-a-Velha, dando a conhecer os produtos mais genuínos da região. Os visitantes terão a oportunidade de provar iguarias com o achigã como ingrediente principal, bem como outros petiscos regionais. Também não vão faltar momentos de convívios, animação musical e concursos de pesca.

No dia 13 de setembro, estão agendadas diversas atividades e espetáculos musicais, nomeadamente um concurso de pesca destinado a pescadores amadores da freguesia, aulas de Yoga, Zumba e Kizomba, animação infantil, espetáculo de malabarismo e fogo, a atuação da Bandinha “Os amigos da música”, do grupo etnográfico “Gentes do Alto Mira”, baile com Rui Soares e Lau, destaque ainda para a atuação de Mónica Sintra. À semelhança da edição anterior a organização vai oferecer, durante a madrugada, a tradicional “Açorda Alentejana” para repor as energias.

Para o dia 14 de setembro está previsto a par da gastronomia, uma feira de antiguidades, animação de rua com o Palhaço Enano, tiro ao alvo, passeios de pónei para os mais jovens, baile e a atuação do grupo “Amantes do Alentejo”.

A organização está a cargo da Associação Cultural e Recreativa “Os Amigos de Santa Clara” e Junta de Freguesia de Santa Clara-a-Velha, com os apoios da Câmara Municipal de Odemira e Junta de Sabóia.