6.ª Festa da Batata-Doce no Cavaleiro

16 Outubro 2014
Entre os dias 24, 25 e 26 de outubro, na localidade do Cavaleiro, na freguesia de S.Teotónio, vai ser promovida a 6ª edição da Festa da Batata-doce. Para além da venda de batata-doce e dos mais variados produtos de doçaria regional em que este produto é utilizado, haverá provas de batata-doce assada e cozida. As entradas são livres.
A iniciativa terá início pelas 19.00 horas do dia 24 de outubro, sexta-feira, no Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro, com a abertura oficial da festa e a apresentação de vídeo sobre o ciclo de produção da batata-doce. Será depois promovida uma palestra e debate sobre a produção, qualidade alimentar e terapêutica e a importância da batata-doce na alimentação. Para as 21.00 horas está agendada a atuação do grupo de música tradicional “Tibórnia”.

No sábado, dia 25 de outubro, a partir das 9.00 horas, haverá venda e provas de batata-doce e mostra de artesanato, doçarias e espaço saúde. Entre as 11.00 e as 17.00 horas haverá animação de rua. O dia terminará com baile com os artistas Rui Soares e Lau.

No domingo, as tendinhas abrem a partir das 11.00 horas e pelas 14.30 horas haverá animação de rua e a atuação do Rancho Folclórico de Vila Nova de Milfontes, seguida de matiné, no Centro Social, com o acordeonista Eliseu Braz.

Durante os três dias, os restaurantes do Cavaleiro Roca Mar e Snack Bar Adélia e o Centro Social do Cavaleiro terão nas suas ementas vários pratos e doces à base de batata-doce.

O Cavaleiro constitui a zona de maior produção de batata-doce no concelho de Odemira, sendo que a Festa da Batata-doce tem como principal objetivo apoiar os produtores locais, divulgar e escoar o produto e dinamizar a localidade.

A iniciativa é promovida pelo Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro, com o apoio do Município de Odemira e Junta de Freguesia de S. Teotónio.