Município de Odemira estabelece acordo de colaboração com a Rota Vicentina

17 Outubro 2014
O Município de Odemira, as Juntas de Freguesia de Longueira/Almograve, Sabóia, Santa Clara-a-Velha e de S. Luís e a Associação Rota Vicentina vão estabelecer um Acordo de Colaboração, que será assinado no próximo dia 21 de outubro, pelas 14.30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Odemira.
O Acordo de Colaboração tem por objetivos desenvolver uma pequena rota circular que ligue Santa Clara-a-Velha, a Albufeira de Santa Clara, a estação ferroviária de Santa Clara/Sabóia e a localidade de Sabóia, melhorar e dinamizar os três percursos pedestres criados em 2008 pelo Município de Odemira, bem como integrar esses quatro percursos no plano promocional da Rota Vicentina.

O acordo prevê a atribuição de um apoio financeiro à Associação Rota Vicentina no valor de 30.000,00€, sendo atribuídos 15.000,00€ em 2014 e o restante valor em 2015.

Sendo a Associação Rota Vicentina a entidade que dinamiza a grande rota pedestre que liga Santiago do Cacém a Sagres, com grande parte do percurso na área do concelho de Odemira, e onde tem a particularidade de oferecer dois caminhos distintos (Caminho dos Pescadores e Caminho Histórico), entende o Município que será uma mais-valia associar os pequenos percursos existentes à Rota Vicentina e criar um novo percurso na zona interior sul do concelho, dando maior visibilidade e valorização turística à Barragem de Santa Clara.

Os três percursos pedestres existentes na área do concelho foram criados em 2008 pela autarquia e têm a designação de PR1 ODM - Lapa de Pombas (na zona costeira da freguesia de Longueira/Almograve), PR2 ODM - S. Domingos (na serra de S. Domingos) e PR3 ODM – Troviscais (na zona norte do vale do Rio Mira, sendo estes dois localizados na freguesia de S. Luís).

O acordo de colaboração foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Odemira, no passado dia 4 de setembro, e pela Assembleia Municipal no dia 26 de setembro.