Odemira dinamiza Comissão Municipal do Idoso

11 Novembro 2014
O Município de Odemira está a dinamizar a Comissão Municipal do Idoso, estando a primeira reunião agendada para o próximo dia 18 de novembro, pelas 14.30 horas, na Biblioteca Municipal. A Comissão Municipal do Idoso tem por missão definir e articular uma política pública que vise a promoção, proteção e defesa dos idosos do concelho, com vista à melhoria da qualidade de vida, inclusão social, promoção da participação cívica e da dignidade do idoso.
Os objetivos específicos passam por informar e sensibilizar as famílias e a comunidade sob os direitos das pessoas idosas, difundir informação, agilizar procedimentos para acesso a serviços disponíveis e promover intervenções alternativas para apoio a pessoas idosas.

A Comissão Municipal do Idoso é um órgão consultivo, de atuação integrada e participada por todos os atores e agentes sociais que detêm responsabilidades em matéria de terceira idade. Está enquadrada na Rede Social do Concelho de Odemira, Plano de Desenvolvimento Social e correspondente Plano de Ação.

Os parceiros envolvidos e representados na Comissão Municipal do Idoso são o Município de Odemira, Segurança Social, Centro de Saúde de Odemira, GNR, Associação Humanitária D. Ana Pacheco (Sabóia), Casa do Povo de S. Luís, Casa do Povo de Relíquias, Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras, Santa Casa da Misericórdia de Odemira, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de S. Teotónio, Associação de Solidariedade Nossa Senhora do Mar (Zambujeira do Mar), Associação de Reformados e Idosos de Vila Nova de Milfontes, Universidade Sénior de Odemira e as Comissões Sociais Inter Freguesia /Comissão Social de Freguesia.

De acordo com os Censos de 2011 (INE), 26% da população do concelho de Odemira tem mais de 65 anos, facto que coloca o desafio às instituições, às famílias e à comunidade local em geral de pensar o envelhecimento ao longo da vida, numa perspetiva mais preventiva e promotora de saúde e autonomia, visando uma maior qualidade de vida para os idosos.