CPCJ de Odemira apresenta plano local de promoção e Proteção dos Direitos das Crianças

27 Novembro 2014
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Odemira vai apresentar o Plano Local de Promoção dos Direitos das Crianças, “Odemira protege”, no dia 28 de novembro, pelas 9.30 horas, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira.
A sessão de abertura contará com a participação de Armando Leandro (Juiz Conselheiro e Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco), José Alberto Guerreiro (Presidente da Câmara Municipal de Odemira), Natália Cabecinha (Presidente da Assembleia Municipal de Odemira) e Carmo Gamas (Presidente da CPCJ de Odemira).

O projeto da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco “Tecer a Prevenção” será apresentado por Noémia Bandeira, técnica coordenadora deste projecto nacional. Carmo Gamas explicará a metodologia e diagnóstico do Plano Local de Promoção dos Direitos das Crianças, que será descrito por Piedade Barradas (Secretária da CPCJ de Odemira). Manuel Coelho, advogado e deputado da Assembleia Municipal de Odemira fará uma apresentação sobre a constituição e funcionamento da CPCJ de Odemira. Mário Jorge, Médico de Saúde Pública da Unidade de Saúde Pública do Alentejo Litoral fará uma apresentação sobre uma das problemáticas com maior incidência ao nível local – a negligência.

O Plano Local de Promoção dos Direitos das Crianças surge no âmbito do projeto nacional “Tecer a Prevenção” e resulta do diagnóstico efectuado no concelho. Define medidas e ações de prevenção mais estruturadas, para um horizonte temporal de três anos, no sentido de dar resposta às problemáticas emergentes no concelho de Odemira.

A sessão de encerramento estará a cargo de Deolinda Seno Luís, Vereadora da Câmara Municipal de Odemira, responsável pela Ação Social.

Sendo um evento onde os direitos das crianças são o tema central, as crianças serão também protagonistas, pois haverá dois momentos culturais com a actuação das crianças do Jardim de Infância Nossa Senhora da Piedade e dos alunos do 4º ano da EB1 de Odemira.