Presidente da Câmara Municipal visita freguesia de Sabóia

29 Dezembro 2014
Está agendada para os próximos dias 2 e 3 de janeiro, uma visita do Presidente da Câmara Municipal de Odemira à freguesia de Sabóia, dando continuidade à iniciativa “Sentir Odemira”, um ciclo de visitas do autarca José Alberto Guerreiro a todas as vilas e aldeias do concelho.
Com esta iniciativa o executivo pretende promover a valorização das pessoas, do seu contributo e da participação cívica. Pretende-se reforçar o contacto com a população, com vista à construção de um melhor concelho, com a participação de todos, registando as suas ideias, preocupações e necessidades. Depois de ter passado por Santa Clara-a-Velha, S. Martinho das Amoreiras, Luzianes-Gare e Longueira/Almograve e Relíquias está agendada mais uma visita do “Sentir Odemira” para a freguesia de Sabóia.

Na tarde de sexta-feira, 2 de janeiro, serão visitadas algumas localidades da freguesia. A partir das 18.30 horas, na Junta de Freguesia, será realizada uma reunião com empresários e entidades locais, proporcionando a discussão sobre assuntos de interesse para a freguesia.

No sábado, a partir das 9.00 horas, o Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Junta de Freguesia de Sabóia, Manuel José Pereira Guerreiro Martins, visitarão o comércio local, as obras do Lar de Idosos e a obra da proposta vencedora do OP “Requalificação do Campo de Futebol de Sabóia”, seguindo-se a vista a duas unidades de turismo rural da freguesia.

A freguesia de Sabóia tem 1152 habitantes (INE - Censos 2011) e um território com 155,4 km2. Sabóia situa-se no interior Sul do concelho de Odemira, e a sua paisagem é essencialmente serrana. É também uma das freguesias mais antigas do concelho de Odemira. O nome de Sabóia é referido no foral de 28 de março de 1256, concedido por D. Afonso III a Odemira. O rio Mira corre por esta freguesia, situando-se Sabóia na sua margem esquerda. Nesta freguesia, um dos locais merecedores de visita é a foz da ribeira de Sabóia, local aprazível onde a ribeira se junta às calmas e serenas águas do rio Mira. Numa deslocação à designada Eirinha, pequena elevação perto da aldeia, pode-se obter uma panorâmica geral de Sabóia.