Apresentação do Programa Erasmus + em Odemira

02 Janeiro 2015
No dia 21 de janeiro, a partir das 09.30 horas, irá decorrer em Odemira, na Biblioteca Municipal José Saramago, uma sessão de apresentação e formação sobre o Programa Erasmus +, dirigida a todos os autarcas e técnicos dos Municípios do Alentejo Litoral.
A sessão contará com a presença do director da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, Pedro Couto Soares, do Diretor Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, João Araújo, e do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro.

O Erasmus+ é o novo programa da União Europeia que consolida os apoios para as áreas da educação, formação, juventude e desporto e outros programas internacionais, para o período 2014/2020, com o objetivo de fomentar o crescimento e emprego e promover a igualdade e inclusão sociais.

Dotado de um orçamento de 1.736, 4 milhões de euros, o Programa Erasmus + visa promover oportunidades de aprendizagem no estrangeiro para indivíduos, dentro e fora da União Europeia, apoiar parcerias entre instituições de ensino, organizações de juventude, empresas, autoridades locais e regionais e ONGs, apoiar as reformas destinadas a modernizar os sistemas de educação e formação, promover a inovação, empreendedorismo e a empregabilidade.

Através do Erasmus+ podem ser apoiadas as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o ensino superior, formação profissional, educação de adultos, ensino escolar, atividades para jovens e formação no âmbito do desporto amador.

O Erasmus+ está estruturado em três ações-chave: Ação 1- Mobilidades Individuais para fins de aprendizagem, Ação 2 - Cooperação para Inovação e Boas Práticas, Ação 3 - Apoio à Reforma das Políticas.