Município de Odemira promove Jornadas de Desenvolvimento

15 Janeiro 2015
“O processo de revisão do PDM – Plano Director Municipal de Odemira” é o tema do colóquio agendado para o dia 30 de janeiro, a partir das 9.30 horas, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira. Este será o primeiro momento das Jornadas de Desenvolvimento no âmbito do processo de revisão PDM de Odemira, com o objetivo de envolver a população na construção de uma visão colectiva para o futuro do concelho.
O colóquio incidirá sobre o passado, presente e futuro dos Planos Directores Municipais, fazendo a retrospectiva desde a génese dos PDM, que tinham um caráter mais centralizado e regulamentar, até à mudança de paradigma, mais participativos e estratégicos.

O primeiro painel, com início pelas 10.00 horas, terá como tema “Passado”, para avaliação da experiência dos primeiros Planos Diretores Municipais, entre a perspetiva nacional e o exemplo do PDM de Odemira. Terá intervenções de Margarida Cancela D’abreu (arquitecta paisagista, ex-Directora Regional de Ordenamento do Território da CCDR Alentejo e atual Vice-presidente da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas), Francisco Duarte (arquitecto, ex-Director de Departamento Técnico da Câmara Municipal de Odemira e actual Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde) e Hélder Santos (arquitecto da técnico da Câmara Municipal de Odemira). A moderação estará a cargo de Fernando Travassos (ex-Vice Presidente da CCDRA e atual consultor de urbanismo da Câmara Municipal de Setúbal).

A partir das 14.00 horas será discutido o “Presente” dos PDM, com incidência sobre o ordenamento do território face às dinâmicas das sociedades modernas e as expectativas entre a baixa densidade e o crescimento económico. Este painel contará com a participação de João Ferrão (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) e Francisco Cordovil (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa). Na moderação estará Hélder Guerreiro, Vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira.

O último painel, pelas 16.00 horas, incidirá sobre “Futuro”, com abordagem à dimensão estratégica do planeamento e da gestão municipal e da importância da monitorização do PDM e da participação pública. Como oradores convidados estarão Ricardo Veludo (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) e Jorge Baptista e Silva (Centro de Sistemas Urbanos e Regionais do Instituto Superior Técnico). Na moderação estará Pedro Ramos, Vereador da Câmara Municipal de Odemira, responsável pelas áreas do Ordenamento e Planeamento.

A participação é gratuita e as inscrições deverão ser efectuadas até ao dia 27 de janeiro, através do e-mail revisaopdm@cm-odemira.pt

Ficha de inscricao