9ª BDTECA - Mostra de Banda Desenhada de Odemira

27 Janeiro 2015
A Biblioteca Municipal José Saramago vai dedicar os meses de fevereiro e março à 9ª edição da BDTECA - Mostra de Banda Desenhada de Odemira, com a realização de exposições, workshops e de um concurso nacional de BD.
Esta é uma iniciativa promovida pelo Município de Odemira e Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos, com o objectivo de divulgar este género artístico, estimular a criatividade e afirmar Odemira como um dos principais centros de desenvolvimento da Banda Desenhada na região e no país.

O prazo para entrega de trabalhos para o Concurso de Banda Desenhada termina no dia 20 de fevereiro, sendo dirigido a maiores de 16 anos. O concurso tem como prémios 500 euros para o 1º classificado, 250 euros para o 2º e 125 euros para o 3º lugar.

Entre os dias 2 e 20 de fevereiro, a Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, recebe a exposição dos trabalhos vencedores dos Concursos de BD dos anos anteriores. Com esta exposição, pretende-se divulgar a variedade e qualidade de trabalhos recebidos e incentivar à participação dos jovens no concurso de BD.

Entre os dias 7 e 28 de fevereiro, decorre, na Biblioteca Municipal José Saramago, uma exposição de desenhos originais do livro “Aventura no Deserto”, de Bruno Rola, um jovem artista e arquitecto algarvio, que escolheu a temática militar para criar a sua primeira obra, inspirada no estilo “manga” (banda desenhada japonesa). Para o dia 26 de fevereiro estão agendados dois Workshop de BD, com o tema “A Hora da Manga”, orientado pelo artista Bruno Rola, sendo dirigidos ao público escolar. Ao longo de todo o mês de fevereiro a Biblioteca apresenta uma mostra documental de BD.

No dia 7 de março, pelas 16.00 horas, serão conhecidos os vencedores do Concurso de Banda Desenhada, com a entrega de prémios e inauguração da exposição dos trabalhos participantes no concurso deste ano. A exposição estará patente ao público até ao dia 28 de março.

Normas de Funcionamento - BDteca 2015