Programa de adaptação às alterações climáticas e protocolo para elaboração do projeto S-Odemira

29 Janeiro 2015
O Município de Odemira está a desenvolver o programa “Odemira Eficiente”, que envolve a estratégia municipal para adaptação às alterações climáticas e o desenvolvimento de um projecto de energia sustentável para o concelho, em parceria com o Instituto Superior Técnico.
O programa foi apresentado no dia 26 de janeiro, na Biblioteca Municipal José Saramago, pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro.
Foi assinado um protocolo, entre o Município de Odemira e o Instituto Superior Técnico, para implementação do projecto S-Odemira, que visa a concepção e análise de cenários para o desenvolvimento de um sistema de energia sustentável para o concelho, no âmbito da mitigação às alterações climáticas.
Odemira integrou recentemente, com outros 25 municípios de todo o país, o projecto “ClimAdaPT.Local”, cujo objetivo é a elaboração de estratégias locais de adaptação às alterações climáticas. Este projeto, que será desenvolvido entre 2015/2016, tem por missão capacitar os municípios para avaliar as vulnerabilidades locais, o respetivo potencial de adaptação e aumentar a sua capacidade para incorporar a adaptação às alterações climáticas nos seus instrumentos de planeamento e intervenções.
Ainda neste âmbito, Odemira promoveu, em articulação com a CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, um diagnóstico sobre os consumos energéticos no concelho e desenhou um plano de acção com o objectivo de maximizar a sua eficiência e redução de utilização de energia com origem em combustíveis fósseis.
O programa “Odemira Eficiente” integra todo este conjunto de estratégias, projetos e ações de mitigação e adaptação às alterações climáticas, no horizonte temporal de 2020.