Município inicia processo de revisão da Carta Educativa de Odemira

11 Fevereiro 2015
No dia 20 de fevereiro, vai ter início formal o processo de revisão da Carta Educativa de Odemira, com vista à conceção de uma Carta Educativa de 3ª geração, no âmbito do projeto educativo municipal, Odemira Território Educativo – OdeTE.
O primeiro momento de discussão pública, no dia 20 de fevereiro, pelas 10.00 horas, contará com a participação de José Alberto Guerreiro (Presidente da Câmara Municipal de Odemira) e Maria Reina Martin (Delegada Regional da Educação). Ao longo do dia serão debatidos os temas “Uma Carta Educativa 3G” (Tiago Pereira), “O Projeto Educativo Local” (António Rochette) e “O Ensino, a Aprendizagem e a Avaliação” (Isabel Carvalho Viana) e “Educação Não Formal e Informal” (Bravo Nico).

A discussão pública da revisão da Carta Educativa de Odemira terá continuidade em quatro sessões territoriais, a decorrer em Sabóia (dia 24 de fevereiro, na Escola EB2,3), Odemira (dia 25 de fevereiro, na Escola Secundária), S. Teotónio (dia 3 de março, na Escola EB2,3), em Vila Nova de Milfontes (dia 4 de março, na EB1) e em Colos (dia 10 de março, na Escola EB2,3). Estas sessões decorrerão entre as 18.00 e as 20.00 horas.

Para complementar e agregar as conclusões das sessões territoriais, serão realizadas duas sessões plenárias finais, em Odemira, nos dias 11 e 18 de março, pelas 15.00 horas, na Biblioteca Municipal. No dia 11 de março, será apresentada a proposta de gestão territorial da autonomia, modelos de ensino aprendizagem e avaliação. No dia 18 de março, serão apresentados os resultados do processo participado e o Portal Odemira Território Educativo.

O Município de Odemira pretende construir uma Carta Educativa que espelhe a realidade socioeconómica do concelho, que seja interativa, passível de contributos externos e de permanente atualização, diferente do documento em vigor, aprovado em 2006. A carta educativa será disponibilizada e atualizada no portal do Odemira Território Educativo, a par do Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira (OPECO) e do Projecto Educativo Municipal. O grande objetivo é afirmar Odemira como um território de excelência no ensino, desenvolvendo uma estreita parceria com as escolas e assente em metodologias participativas, na valorização do território enquanto educador, na valorização das competências não-formais e na utilização de ferramentas digitais de suporte à ação dos agentes educativos.

Ficha de inscrição