Colóquio reune investigadores, entidades públicas e privadas para debater o litoral

12 Fevereiro 2015
Discutir questões como a erosão costeira, a poluição dos oceanos, a agricultura como fonte de poluição marinha, as áreas marinhas protegidas e a educação ambiental, é o objectivo do colóquio “Odemira debate o litoral”, agendado para o próximo sábado, dia 14 de fevereiro, a partir das 9.30 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago.
Esta é uma iniciativa da responsabilidade do Município de Odemira, promovida no âmbito do Programa Bandeira Azul 2015, que pretende reunir investigadores, entidades públicas e privadas e o público em geral para reflectir sobre o Litoral e as suas condicionantes. A participação será livre.

O primeiro painel terá como temas “Erosão Costeira” (João Alveirinho Dias, Universidade do Algarve), “Impactes do lixo marinho nos oceanos” (Filipa Ferro, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa), “Agricultura como fonte de poluição marinha” (Eugénio Sequeira, LPN – Liga para a Proteção da Natureza) e “Áreas marinhas protegidas” (João Castro, Universidade de Évora). A moderação será assumida por Pedro Ramos, Vereador da Câmara Municipal de Odemira, responsável pelas áreas do Ordenamento e Planeamento.

No segundo painel, com início marcado para as 15.00 horas, serão debatidos os temas “Lixo Marinho, um problema global” (Isabel Palma, Associação Portuguesa de Lixo Marinho), “Cidadania Ambiental” (Simão Acciaioli, Brigada do Mar), “Projeto Coastwatch” (Teresa Lemos, Coordenadora Nacional do Programa Coastwatch) e “Educação Ambiental, ferramenta para a sustentabilidade” (Nuno Sequeira, Quercus). A moderação ficará a cargo de Hélder Guerreiro, Vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira e responsável pela área do Ambiente.