Município de Odemira apresenta candidatura ao Serviço Voluntário Europeu

18 Fevereiro 2015
O Município de Odemira vai apresentar uma candidatura ao Serviço Voluntário Europeu, no âmbito da Ação Mobilidade para a Aprendizagem do Programa Erasmus +, com o objetivo de receber jovens de outros países europeus, com idades entre os 17 e os 30 anos, para desenvolver atividades na área do concelho, inseridos em seis entidades locais de intervenção social, ambiental, cultural e desportiva.
Esta iniciativa enquadra-se no “Odemira Acredita em Ti”, o projeto do Município de Odemira para afirmar a juventude e o seu papel no concelho, promovendo a competitividade territorial para os jovens e a sua mobilização para uma participação cívica ativa.

O Município de Odemira submete e assegura a responsabilidade financeira e administrativa da candidatura ao Serviço Voluntário Europeu, distribuindo o financiamento aprovado pelas instituições parceiras. O prazo de apresentação de candidaturas pelos jovens de outros países termina no dia 28 de fevereiro.

Esta candidatura envolverá seis instituições do território do Município de Odemira, que receberão jovens voluntários, durante um ano, entre setembro de 2015 e agosto de 2016. As instituições parceiras foram selecionadas segundo a sua distribuição territorial, assente nas cinco Comissões Sociais de Freguesia: Odemira-te – Associação Cultural e Artística de Odemira (Comissão Social de Freguesias de Boavista dos Pinheiros, S. Luís, S. Salvador e Santa Maria), ADMIRA – Associação para o Desenvolvimento da Região do Mira (Comissão Social da Freguesia de S. Teotónio), Associação Cultural Desportiva e Recreativa das Brunheiras (Comissão Social de Freguesias de Longueira/Almograve e Vila Nova de Milfontes), Associação Humanitária D. Ana Pacheco (Comissão Social de Freguesias de Luzianes-Gare, Sabóia e Santa Clara-a-Velha) e Sociedade Recreativa Colense (Comissão Social de Freguesias de Colos, Relíquias, S. Martinho das Amoreiras e Vale de Santiago). Há ainda uma sexta parceria que envolve o GAIA Alentejo e o Movimento de Transição de S. Luís.

O Serviço Voluntário Europeu permite, sem custos, aos jovens dos 17 aos 30 anos, num período que pode ir até 12 meses, desenvolverem uma ação de voluntariado num país diferente do país origem, pretendendo-se “criar uma visão de serviço cívico, de apoio comunitário, de defesa dos mais desfavorecidos, de partilha constante, de dádiva sem nada esperar em recompensa”.

Vagas Serviço Voluntário Europeu - PT

Vacancy for European Voluntary Service - ENG