Município de Odemira denuncia estado de degradação da Escola Secundária

06 Março 2015
A Câmara Municipal de Odemira denúncia o avançado estado de degradação da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, que coloca em risco a segurança de alunos, professores e auxiliares, situação que consta do relatório resultante da recente vistoria conjunta entre o Serviço Municipal de Protecção Civil, Delegada de Saúde do Alentejo Litoral, Técnicas de Saúde Ambiental do Centro de Saúde de Odemira e dos Bombeiros Voluntários de Odemira.
A Escola Secundária deveria ter sido alvo de obras de beneficiação, tendo o Ministério da Educação divulgado a intenção de investimento em 2010 e apresentado publicamente o projeto e o início dos trabalhos, numa sessão realizada em março de 2011. Cinco anos depois, as obras não se realizaram e as instalações continuam a degradar-se. Mesmo com a empreitada contratada em 2011, o Ministério decidiu a sua suspensão, sem quaisquer obras alternativas de reparação dos estragos.

A Câmara Municipal de Odemira aprovou, em 4 de setembro de 2014, uma moção a “exigir a execução das obras de requalificação da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves”, denunciado as “precárias e indignas condições de trabalho de professores, funcionários e alunos, com reflexos negativos na normal atividade letiva, no processo de ensino/aprendizagem e em toda a comunidade educativa”.

O recente relatório da vistoria à Escola Secundária vem evidenciar o estado de degradação e alertar para a falta de segurança daquele equipamento de ensino. O relatório aponta para a degradação dos laboratórios, alpendres e zonas de recreio, deterioração da rede elétrica, de pavimentos e de tetos, do mau estado de conservação geral de todo o edificado, alertando para a ausência de Sistema de Segurança Interno. A estas situações há ainda a acrescentar a canalização obsoleta e com rupturas frequentes, mobiliário antigo e degradado e a inexistência de uma eficaz rede de acesso à internet.

Ao longo destes anos, realizaram-se várias diligências de deputados, autarcas, professores, auxiliares e encarregados de educação junto da Presidência da República, Primeiro-ministro, Ministro da Educação, Assembleia da República e organismos regionais, embora sem resultados práticos. No dia 13 de janeiro de 2014, o deputado do PSD Mário Simões visitou a escola, tendo afirmado à data que "A Escola Secundária de Odemira precisa de obras com urgência” e a situação "terá de ser encarada" como "prioritária".

Perante o estado de degradação e falta de segurança da escola, bem como a evidente falta de vontade política do Governo, a Câmara Municipal de Odemira vai dar conhecimento do relatório conjunto das autoridades de segurança e protecção civil a todas as entidades com responsabilidade na educação a nível local, regional e nacional.