Sessões Públicas finais sobre a revisão da Carta Educativa

10 Março 2015
O Município de Odemira vai promover duas reuniões plenárias finais, para complementar e agregar as conclusões das sessões de discussão sobre a revisão da Carta Educativa de Odemira, com vista à conceção de uma Carta Educativa de 3ª geração, no âmbito do projeto educativo municipal, Odemira Território Educativo – OdeTE. A a segunda sessão está agendada para o dia 18 de março, ambas pelas 15.00 horas, na Biblioteca Municipal, em Odemira.
No dia 18 de março, serão apresentados os resultados do processo participado, pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e o Portal Odemira Território Educativo pela empresa Edubox/PT.

A sessão terminará com a discussão do tema “A avaliação dos alunos, das escolas e dos territórios”, na iniciativa “À conversa com…” com David Justino, professor na Faculdade de Ciências Socais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Presidente do Conselho Nacional de Educação e ex-Ministro da Educação do XV Governo Constitucional (2002-2004).

O Município de Odemira pretende construir uma Carta Educativa que espelhe a realidade socioeconómica do concelho, que seja interativa, passível de contributos externos e de permanente atualização, diferente do documento em vigor, aprovado em 2006. A carta educativa será disponibilizada e atualizada no portal do Odemira Território Educativo, a par do Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira (OPECO) e do Projeto Educativo Municipal. O grande objetivo é afirmar Odemira como um território de excelência no ensino, desenvolvendo uma estreita parceria com as escolas e assente em metodologias participativas, na valorização do território enquanto educador, na valorização das competências não-formais e na utilização de ferramentas digitais de suporte à ação dos agentes educativos.