Município de Odemira atribui Medalha de Honra e medalhas de Mérito

24 Abril 2015
A Sessão Solene da Assembleia Municipal de Odemira marcará as comemorações do dia 25 de Abril em Odemira, a partir das 11.00 horas, no auditório da Biblioteca Municipal, momento em que a Câmara e a Assembleia Municipal de Odemira prestarão homenagem aos 41 anos de Democracia em Portugal.
Depois dos discursos das várias forças políticas representadas na Assembleia Municipal de Odemira, tomarão da palavra a Presidente da Assembleia, Natália Cabecinha, e o Presidente da Câmara, José Alberto Guerreio. Seguir-se-á a atribuição da medalha de Honra do Município a José Ventura da Cruz Pereira e de Medalhas Municipais de Mérito à ACL – Associação de Criadores Limousine e à Banda Filarmónica de Odemira.

Natural de Odemira, José Ventura da Cruz Pereira tem uma vasta carreia na área da educação. Entre outros cargos, foi Diretor Regional de Educação do Sul, Diretor Regional de Educação do Alentejo, Membro do Conselho Coordenador da Comissão de Coordenação da Região do Alentejo, Diretor Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, integrando o Conselho Nacional de Educação. Desempenhou ainda cargos de responsabilidade no Instituto de Tecnologia Educativa do Ministério da Educação, na Comissão Coordenadora das Escolas Superiores de Educação e no Conselho Coordenador para a Instalação dos Estabelecimentos do Ensino Superior Politécnico. Participou em diversas missões no âmbito do Acordo de Cooperação Científica e Técnica entre França / Portugal e Inglaterra / Portugal. Foi também provedor da Santa Casa da Misericórdia de Odemira, entre 2004 e 2013, anos que ficaram marcados pela criação da primeira Unidade de Cuidados Continuados do Alentejo, da 2ª fase daquela unidade, da renovação do Lar de Colos e início da construção do novo Lar de Idosos de Odemira.

A ACL – Associação de Criadores Limousine foi criada em 1989, sendo responsável pela gestão do Livro Genealógico e pela divulgação da raça em Portugal. A ACL tem capacitado os criadores de novas competências e aptidões que possibilitam a manutenção da elevada reputação da raça Limousine. O concelho de Odemira é considerado o berço da raça, encontrando-se aqui uma importante representação do efetivo Limousine em linha pura, anualmente confirmado pelas mais-valias económicas obtidas localmente e pelos sucessivos prémios conquistados pelos criadores do concelho. Odemira acolhe, desde 2001, a sede da ACL e proporciona anualmente o concurso nacional da raça, realizado no âmbito da FACECO, em S. Teotónio.

Em 1989, com o apoio da Câmara Municipal de Odemira, foi criada a Banda Filarmónica de Odemira e respetiva Escola de Música, concretizando-se um sonho antigo de Manuel Maria dos Reis, que tudo fez para se tornasse realidade. A história da Banda Filarmónica de Odemira é repleta de êxitos, contando sempre com o entusiasmo dos jovens que a integram, hoje constituída por cerca de 25 elementos. Daniel Batista é o maestro da Banda Filarmónica de Odemira desde abril de 2013.

Ao final da manhã decorrerá a formatura geral de bombeiros do concelho de Odemira, que junta as corporações de Odemira e de Vila Nova de Milfontes, na Praça da República. Este ano será também apresentada a Escola de Infantes dos Bombeiros Voluntários de Odemira. Este será o momento de homenagem pública do Município de Odemira aos bombeiros locais.