Presidente da Câmara Municipal Visita Freguesia de Colos

08 Maio 2015
Está agendada para os dias 15 e 16 de maio, uma visita do Presidente da Câmara Municipal de Odemira à freguesia de Colos, dando continuidade à iniciativa “Sentir Odemira”, um ciclo de visitas do autarca José Alberto Guerreiro a todas as freguesias do concelho.
Com este programa de política de proximidade, pretende-se reforçar o contacto entre o executivo municipal e a população, registando as suas ideias, preocupações e necessidades, com vista à construção de um melhor concelho, com a participação de todos. A iniciativa decorre de uma das áreas prioritárias do atual executivo, que passa pelo incremento da participação cívica.

Na sexta-feira, dia 15 de maio, pelas 9.30 horas, o Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Junta de Freguesia de Colos, Manuel Penedo, visitarão o comércio local. A partir das 14.30 horas, serão visitadas algumas localidades da freguesia. Para as 19.00 horas, na Sociedade Recreativa Colense, está agendada uma reunião com empresários e entidades locais, proporcionando a discussão sobre assuntos de interesse para a freguesia. No sábado, a partir das 14.00 horas, a visita continuará pela freguesia, sendo visitadas várias aldeias.

A freguesia de Colos tem atualmente 1066 habitantes (Censos 2011) e uma área de 109,8 km2. A economia local é marcada pela pequena indústria, comércio e serviços, agro-pecuária e extração de cortiça.

Colos é uma das freguesias históricas do concelho de Odemira. Recebeu, em 26 de junho de 1499, a elevação a vila e a sede de concelho, através do foral concedido por D. Manuel I, separando-se então do concelho de Sines. O concelho de Colos foi extinto em 1836, devido à reorganização administrativa, sendo anexado ao concelho de Vila Nova de Milfontes. Só mais tarde, em 1855, quando o concelho de Milfontes foi extinto, Colos viria a ser definitivamente anexado ao concelho de Odemira.