Seis praias de Odemira com Bandeira Azul

12 Maio 2015
As praias do litoral odemirense voltam a hastear em 2015 a Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. As praias das Franquia e Farol (ambas em Vila Nova de Milfontes), Furnas e Almograve (ambas na freguesia de Longueira/Almograve), Carvalhal e Zambujeira do Mar (freguesia de S.Teotónio) vão hastear de novo a Bandeira Azul.
A ABAE aprovou as seis candidaturas apresentadas pela autarquia, o que comprova a qualidade das praias odemirenses, inseridas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A Bandeira Azul é atribuída às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, de segurança e serviços.

O símbolo Bandeira Azul vem juntar-se ao título de “Praias Maravilhas de Portugal”, conquistado em 2012 pelas praias das Furnas/Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar. É neste sentido que Odemira afirma que tem “As melhores praias de Portugal”.

O galardão "Bandeira Azul da Europa" atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Em 2015, a Bandeira Azul vai estar hasteada em 299 praias nacionais e em 19 portos de recreio.

A nível internacional, a Bandeira Azul da Europa é reconhecida como um “eco-label”, designadamente pela Comissão Europeia e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente, estando em curso negociações para a sua adopção por países de outros continentes.