Quercus atribui “Qualidade de Ouro” a cinco praias do Litoral Odemirense

05 Junho 2015
As praias do litoral odemirense voltam a ser distinguidas pela QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza com a classificação “Qualidade de Ouro”, uma distinção que premeia as praias de Portugal com melhor qualidade da água. As praias do Malhão e Farol (ambas em Vila Nova de Milfontes), Furnas, Almograve (ambas na freguesia de Longueira/Almograve), e Zambujeira do Mar (freguesia de S.Teotónio) vão hastear a Bandeira de Qualidade de Ouro.
À semelhança de anos anteriores, a Quercus voltou a atribuir a classificação de “Praias com Qualidade de Ouro” às zonas balneares do país cujas águas balneares apresentem melhores resultados em termos de qualidade. Este ano, foram distinguidas um total de 314 praias com qualidade de ouro, das quais 283 são costeiras, 26 são interiores e 5 são de transição.

Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios, qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares de 2010 a 2014; todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (de 2014) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100 ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250 ufc/100 ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200 ufc/100 ml e 500 ufc/100 ml, respetivamente.

O objetivo da Quercus é distinguir as praias que ao longo de cinco anos, apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem aos banhistas uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água, entre as quais se encontram as praias do Malhão, Farol, Furnas, Almograve e Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira.