Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Quintal da Música abre portas dia 30 de junho

12 Junho 2015
Odemira vai passar a contar com um novo espaço cultural de referência vocacionado para a produção, formação e promoção da música – o Quintal da Música, cuja abertura ao público está agendada para o próximo dia 30 de junho, pelas 18.00 horas, numa iniciativa que pretende celebrar a música, juntando vários géneros musicais e dando início ao Festival TASSJAZZ.
Esta importante expressão artística passará assim a ser dotada de um espaço específico, localizado na vila de Odemira junto à zona ribeirinha, no antigo Matadouro, constituído como espaço-esplanada dotado de palco, áreas de apoio (receção, bar e camarins) e estúdios individuais dedicados ao ensino.

De iniciativa municipal, o Quintal da Música procura preservar a memória de uma antiga unidade industrial local, adaptando o espaço a uma nova função, sem alterar nem a fachada nem o alçado do edifício. Candidatado ao Programa PRODER, gerido pela ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, no âmbito da “Medida Melhoria da Qualidade de Vida - Conservação e Valorização do Património Rural”, representa um investimento de 166.186,66 euros, com uma comparticipação comunitária elegível de 99.712,00 euros.

A abertura ao público do Quintal da Música acontecerá pelas 18.00 horas e envolverá um conjunto de iniciativas musicais em torno de uma ideia – a celebração da música, associado também a um momento musicalmente afirmativo para Odemira, com projeção nacional, o Festival TASSJAZZ. O evento contará com a participação de um conjunto de artistas de diversos géneros musicais, não esquecendo o cante alentejano. Pelas 21.30 horas, terá lugar a abertura do Festival TASSJAZZ, com a atuação dos “Combos de Jazz” da Escola de Artes do Alentejo Litoral, que se repete no dia seguinte, pela mesma hora, mas com formação diferente.

Odemira evoca assim esta relevante área artística, tida como das mais importantes linguagens universais, com um novo equipamento cultural que será dotado de uma programação própria, com especial incidência durante o período de Verão, mas de utilização ao longo de todo o ano, no âmbito do ensino da música.

A iniciativa é de entrada livre e destina-se a toda a população.