Odemira recebe final do 5º Festival de Marchas

24 Junho 2015
A vila de Odemira vai estar em festa na próxima sexta-feira, dia 26 de junho, para a Grande Final do Festival de Marchas. A partir das 19.30 horas, o Cerro do Peguinho recebe o encontro final das nove marchas, com sardinhada aberta à população e animação musical.
O Festival de Marchas é organizado pelo Município de Odemira, em estreita colaboração com as várias coletividades das várias freguesias.

Depois da sardinhada e da animação musical pelos artistas Mário Neves e Catarina Narciso, a partir das 21.00 horas, depois da sessão de boas-vindas pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, todas as atenções estarão centradas no desfile das nove marchas do concelho.

Irão desfilar as marchas da Casa do Povo de S. Luís, do Lar de S. Teotónio (organizada pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de S. Teotónio), do Lar de Sabóia (pela Associação Humanitária D. Ana Pacheco), do Cavaleiro (promovida pelo Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro), da Zambujeira do Mar (da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense), da Longueira/Almograve (pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva dos Moradores do Almograve), da Boavista dos Pinheiros (organizada pela Associação de Festas da Boavista), da Sociedade Recreativa Santeotoniense (de S.Teotónio) e, a novidade da edição 2015 e após alguns anos sem uma marcha, a Marcha de Odemira (da responsabilidade do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira).

Ao longo do mês de junho houve vários encontros de marchas em Colos, S. Luís, Longueira, Sabóia, Cavaleiro, Boavista dos Pinheiros e Zambujeira do Mar. O último encontro está ainda marcado para sábado, dia 27 de junho, pelas 21.00 horas, em S. Teotónio, no âmbito do Festival de Mastros.

Esta é uma tradição bem antiga na vila de Odemira e que, desde há alguns anos, tem vindo a ganhar nova dinâmica por todo o concelho. As Marchas Populares mobilizam centenas de pessoas nas coreografias, músicas originais, guarda-roupa, arranjos e adereços.