Encontro de História do Alentejo Litoral em Odemira

10 Outubro 2019

O 12º Encontro de História do Alentejo Litoral está agendado para os dias 18, 19, 20 e 26 de outubro, nas localidades de Odemira, Vila Nova de Milfontes e S.Teotónio, sendo nesta edição organizado pelo Grupo de Estudos do Território de Odemira – GESTO.

Inspirado no tema “O Mar de onde saem todas as águas”, o encontro terá início com a conferência “O Almirante Manuel Pessanha” apresentada pelo Comandante José António Rodrigues Pereira (Academia da Marinha), no dia 18 de outubro, às 15.30 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira.

No dia 19 de outubro, o encontro decorrerá no HS Hotel em Vila Nova de Milfontes, a partir das 9.30 horas, onde serão apresentas duas conferências: “Antecedentes Medievais da Expansão Marítima Portuguesa”, pelo professor doutor Bernardo Vasconcelos e Sousa (Universidade Nova de Lisboa), e “A Barragem de Santa Clara e o Plano de Rega do Estado Novo”, pelo professor doutor Fernando Oliveira Batista (Instituto Superior de Agronomia). Durante a manhã haverá ainda uma mesa de comunicações alusivas ao tema “Patrimónios” e sendo “História Contemporânea” o tema do painel da tarde.

O terceiro dia do Encontro, 20 de outubro, também no HS Hotel em Vila Nova de Milfontes, a partir das 10.00 horas, começará com a apresentação da conferência “Do Promontorium Sacrum ao Promontorium Barbaricum – A Navegação Romana na Costa Sudoeste da Lusitânia”, apresentada pelo professor doutor Vasco Gil Soares Mantas (Universidade de Coimbra). Durante a manhã decorrerá também a mesa temática dedicada à “História Antiga”.

No dia 26 de outubro, pelas 10.00 horas, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola de S. Teotónio, serão apresentadas duas comunicações sobre o património e a história da Freguesia de S.Teotónio.

A organização conta com o apoio do Município de Odemira, Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, Museu de Marinha, Associação de Beneficiários do Mira, Caixa de Crédito Agrícola de S. Teotónio, Duna Parque Hotel Group, TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira e Era Imobiliária.

Durante 11 anos consecutivos, o Centro Cultural Emmerico Nunes, através do seu grupo de História e Património, organizou o Encontro de História do Alentejo Litoral em Sines. Pela impossibilidade de assumir a realização do encontro em 2019, o Centro Cultural Emmerico Nunes lançou o desafio ao Grupo de Estudos do Território de Odemira – GESTO, para promover o Encontro de História do Alentejo Litoral, e que “continuasse a ser um espaço de divulgação da História e do património cultural, tanto quanto possível em diálogo com outras ciências, aberto à sociedade e à livre participação pública.”