OP de Odemira inicia votação em 51 propostas para investimentos públicos

25 Outubro 2019

Durante o mês de novembro decorrerá a votação no total das 51 propostas apresentadas pela população para o Orçamento Participativo do Município de Odemira (OP), sendo 17 referentes ao OP Municipal e 34 propostas dos processos das Freguesias. Das 17 propostas do OP Municipal, 13 são de natureza material e quatro são de natureza imaterial. As propostas vão desde requalificações de espaços públicos, energias renováveis, equipamento de emergência médica ou divulgação do património cultural e natural.

O objetivo do OP é reforçar a participação ativa dos munícipes, possibilitando a apresentação de projetos e propostas de investimentos para o concelho e para cada uma das freguesias e que serão agora colocados a votação. A possibilidade dos cidadãos apresentarem propostas imateriais foi uma alteração introduzida em 2019, para permitir a concretização de propostas além projetos e obras.

A votação decorrerá em simultâneo para o OP Municipal e para o OP Freguesias, pelo que cada cidadão tem direito a dois votos. A votação poderá ser efetuada de três formas: através de SMS (gratuito), online e presencial. Podem votar todos os cidadãos com idades a partir dos 14 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes na freguesia. Para a votação através de SMS, tanto para o OP Municipal como para o OP das Freguesias, basta enviar mensagem para o número 4902 com o texto: ODM Pxx (inserir nº da proposta OP Municipal) Pxx (inserir nº da proposta OP Freguesias) Nº BI/CC DATA DE NASCIMENTO (ano, mês, dia) ACEITO. A votação online ser pode concretizada através da página www.op.cm-odemira.pt, a plataforma online do processo de OP de Odemira, que congrega toda a informação desde o primeiro OP, em 2011. O voto presencial pode ser efetuado no Balcão Único do Município de Odemira (de segunda a sexta-feira, das 9.00 às 17.00 horas) ou em todas as sedes das Freguesia.

Pelo segundo ano consecutivo está a dinamizado em simultâneo o OP Municipal e o OP das Freguesias, na lógica “Odemira Concelho 100% OP”, com o objetivo de potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho.

O OP Municipal tem o valor global de 500 mil euros, dividido em 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do interior do concelho com menos de 1500 habitantes e os restantes 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do litoral do concelho ou com mais de 1500 habitantes. As propostas de natureza material têm o valor máximo de 125 mil euros cada e as propostas imateriais de 62,5 mil euros. O OP das Freguesias e cada uma das propostas tem o valor máximo de 10 mil euros por freguesia.

Lista de propostas finalistas