Odemira recebe mostra de cinema documental

09 Janeiro 2020

Nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro, a vila de Odemira vai receber um Ciclo de Cinema Documental, dedicado ao tema “O Cinema e as Artes” e que irá decorrer no Cineteatro Camacho Costa, numa iniciativa do Município de Odemira, com entradas gratuitas.

Esta é uma oportunidade para ver ou rever, na grande tela, alguns clássicos do cinema documental que retratam a vida de nomes bem conhecidos do público: Pina Bausch, Maria Callas, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado ou mesmo viajar até Cuba com o filme Buena “Vista Social Club”.

No dia 31 de janeiro serão exibidos dois filmes: “O nosso último tango” às 18.00 horas e “Pina” às 21.30. No sábado, dia 1 de fevereiro, a primeira sessão será às 15.00 horas com o filme “Boom for real – A adolescência tardia de Jean-Michel Basquiat”, sendo exibido às 21.30 o filme “ O sal da Terra”. No domingo, haverá três sessões: “Buena Vista Social Club” às 15.00, “Maria by Callas” às 17.30 e “A dois passos do estrelato” às 21.30 horas.

31 janeiro, sexta-feira
18h00: “O nosso último tango”, do realizador German Kral, 2015, Argentina
Uma história de amor entre dois famosos dançarinos da história do tango e sua paixão pela dança.
21h30: “Pina”, do realizador Win Wenders, 2010, Alemanha, França
Este documentário em 3D é um filme para Pina Bausch de Win Wenders, sobre a obra única da extraordinária coreógrafa alemã que morreu em 2009.

1 fevereiro, sábado
15h00: “Boom for real – A adolescência tardia de Jean-Michel Basquiat”, da realizadora Sara Driver, 2017, EUA
A vida antes da fama internacional do pintor e grafitter e os seus anos formativos na cena artística nova-iorquina do final dos anos 1970.
21h30: “O sal da Terra”, do realizador Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, 2014, França, Brasil, Itália
A incrível história de vida do consagrado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

2 fevereiro, domingo
15h00: “Buena Vista Social Club”, do realizador Win Wenders, 1999, Cuba
Uma imersão na cultura cubana através da viagem do músico americano Ray Coorder que ao longo de vários meses observa e acompanha vários músicos cubanos.
17h30: “Maria by Callas”, do realizador Tom Volf, 2017, França
Através de entrevistas, imagens raras de arquivo, filmagens pessoais e cartas íntimas, são reconstituídas a vida e a carreira da artista Maria Callas.
21h30: “A dois passos do estrelato”, do realizador Morgan Neville, 2013, EUA
Documentário sobre as histórias de backing vocals, desconhecidas pelo público, mas que acompanham estrelas como Bruce Springsteen, Stevie Wonder e Mick Jagger.