30ª FACECO – o maior certame de Odemira não se realiza em 2020

26 Junho 2020

O ano de 2020 seria marcado pela 30ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que estava agendada para os dias 17, 18 e 19 de julho, na vila de S. Teotónio, numa iniciativa do Município de Odemira. Contudo, face à situação de pandemia da doença Covid-19 e das restrições para minimizar o seu impacto, o Município de Odemira informa que não irá realizar o certame em 2020.

Seguindo as orientações do Governo relativas à realização de certames e eventos, esta decisão foi tomada em articulação com as várias entidades que são parceiras na organização da FACECO e tem por base a preocupação com a salvaguarda da saúde pública, por forma a garantir a segurança e evitar riscos de contágio, protegendo assim visitantes, expositores, funcionários municipais e demais colaboradores.

A FACECO reúne anualmente centenas de expositores e milhares de visitantes, que encontram no recinto as mais diversas atividades nas áreas da pecuária, agricultura, artesanato, turismo, cultura, desporto, gastronomia e um intenso programa de animação. Desde há vários anos, a pecuária constitui uma das marcas da FACECO, com destaque para a Raça Bovina Limousine que ali realiza o Concurso Nacional e um Leilão de Reprodutores Limousine.

A FACECO é organizada pelo Município de Odemira, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Teotónio, Associação de Criadores Limousine, Associação de Criadores da Cabra Charnequeira, Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira, Associação de Criadores de Porco Alentejano e Associação de Apicultores do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

A FACECO voltará a ser organizada e a constituir ponto de encontro, de negócio e de convívio, no respeito pelas condições de segurança. Até lá, siga as recomendações da Direção geral da Saúde. Proteja-se a si e aos outros.