Cante Baldão com Viola Campaniça segundo classificado do Distrito de Beja nas 7 Maravilhas da Cultura Popular

09 Julho 2020

O Cante Baldão acompanhado com Viola Campaniça está de parabéns, pois é o segundo classificado do Distrito de Beja nas 7 Maravilhas da Cultura Popular, assim decidido pelo voto popular. O Padrinho do Cante Baldão com Viola Campaniça é o músico Pedro Mestre. Em primeiro lugar ficou a candidatura Abertura das Talhas, da Vidigueira.

Os finalistas do Distrito de Beja foram apresentados pela RTP num programa realizado em direto de Cuba, no dia 8 de julho.

O Município de Odemira agradece a todos os que votaram nos três patrimónios do concelho, pois além do Cante ao Baldão, estiveram também em votação a Pesca Artesanal no Litoral Alentejano e a Construção da Viola Campaniça.

O Município de Odemira agradece também a colaboração do Chef odemirense Miguel Lourenço (Padrinho da candidatura da Pesca Artesanal e actual Chef Executivo no Monte Santo Resort, no Algarve) e de Sofia Cabecinha (do Restaurante Porto das Barcas, de Vila Nova de Milfontes). Uma nota de agradecimento ainda ao Restaurante Sacas (Entrada da Barca, Zambujeira do Mar) pelo marisco e polvo apresentados no programa da RTP.

Em representação da Construção da Viola Campaniça, o Município de Odemira agradece ao Padrinho da candidatura José Francisco Colaço Guerreiro (profundo conhecedor e defensor da viola campaniça, à qual deu grande visibilidade no seu programa Património na Rádio Castrense) e ao construtor de campaniças Nuno Damásio.

O Cante ao Baldão com Viola Campaniça continua em competição nas 7 Maravilhas da Cultura Popular, junto dos 20 segundos classificados nos 20 programas da RTP dedicados aos 18 distritos e 2 regiões autónomas.

No dia 16 de agosto realiza-se um programa de repescagem, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Os 28 semi-finalistas serão distribuídos em duas semifinais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. A 5 de setembro serão divulgadas as 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Candidatura: Cante ao Baldão acompanhado de Viola Campaniça
Categoria: Músicas e Danças
O cante ao baldão, tal como é cantado na região, é praticado apenas no Baixo Alentejo e preservado em escassas zonas serranas, como no concelho de Odemira. É um canto de despique, de improviso belicoso, cheio de regras e ajustes, que obedece a um "ponto", que se cantava nas feiras, nas tabernas e em qualquer serão. Ainda hoje persiste esta forma de cantar, sobretudo nas aldeias do interior. A viola campaniça, que também se encontra apenas no Baixo Alentejo e tem características únicas, acompanha estes cantares. Odemira orgulha-se de contar com cantadores, tocadores e construtores desse ofício.
Estas tradições têm sido revitalizadas graças ao esforço de associações e autarquias e à vontade dos cantadores e tocadores. Em S. Martinho das Amoreiras está em atividade o Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, com vista à sua salvaguarda, dinamização e divulgação.