Município de Odemira assinala Dia Internacional da Proteção Civil

03 Março 2021

O Município de Odemira vai assinalar, ao longo do mês, o Dia Internacional da Proteção Civil, comemorado em Portugal a 1 de março, com o objetivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido no concelho, a reestruturação e investimentos no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil e apoio às corporações de Bombeiros locais.

O arranque da iniciativa foi marcado pelo acompanhamento ao início da vacinação contra a Covid-19 no concelho, a decorrer no Centro de Vacinação de Odemira, no dia 3 de março, seguindo-se depois visitas aos Centros de Vacinação instalados em S.Teotónio, Colos, Santa Clara-a-Velha e Vila Nova de Milfontes.

No âmbito desta iniciativa, será formalizada a oferta de viaturas e de atribuição de apoio financeiro às duas corporações de bombeiros do concelho. Os Bombeiros Voluntários de Odemira receberão o valor de 90.000,00€ e os Bombeiros de Vila Nova de Milfontes o valor de 30.000,00€.

Em março decorrerão reuniões da Comissão Municipal de Protecção Civil e da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, onde será discutida a Revisão do Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil e apresentado o Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta.

Destaque também para a participação de Odemira no Exercício NeamWave para testar a prontidão do sistema em situação de alerta de tsunami, organizado no âmbito do Sistema de Alerta Precoce para a Região do Atlântico Norte, Mediterrâneo e Mares Conexos (NEAMTWS), coordenado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO e a nível nacional pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O Município de Odemira tem vindo a fortalecer com meios humanos e técnicos o Serviço Municipal de Proteção Civil, com destaque com investimentos em equipamentos para a criação de Zonas de Concentração e Apoio à População ou Centros de Acolhimento (para resposta em situações de saúde pública, incêndios, inundações), nova viatura e formação, estando a ser preparadas novas instalações para o Serviço Municipal de Proteção Civil e Centro Operacional Municipal.

Este ano, o tema definido pela Organização Internacional de Proteção Civil para o Dia Internacional de Proteção Civil é “Uma Proteção Civil forte para proteção da economia nacional”. Pretende-se assinalar o empenho de todos aqueles que trabalham em prol da segurança dos seus concidadãos, na sua defesa face a situações de risco coletivo, protegendo as suas vidas, os seus bens, o património cultural e ambiental.

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL

• 03 mar, 11h00 – Visita ao Centro de Vacinação de Odemira (1º dia de vacinação no concelho)
  • 08 mar, 11h00 – Visita aos Bombeiros Voluntários de Odemira, com atribuição de viatura e apoio financeiro
  • 15h00 – Visita aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes, com atribuição de viatura e apoio financeiro